fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Bananal recebe dois espetáculos de dança no final de semana

Companhia premiada tem apoio do ProAc e aborda a cultura regional. (Foto: Divulgação/PMB)
Companhia premiada tem apoio do ProAc e aborda a cultura regional. (Foto: Divulgação/PMB)

Neste final de semana, Bananal recebe duas apresentações gratuitas do espetáculo de dança Rememorações do Chão, que tem emocionado as plateias por onde passa.

A atração, que aborda a cultura caipira e as memórias dos moradores do Vale do Paraíba, é encenada pela Espaço Expressão Cia. de Dança, com sede em Lorena e vários prêmios em seu currículo.

O projeto conta com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura – Governo do Estado de São Paulo) e patrocínio do Val Group. As duas apresentações são na Praça Rubião Júnior, no Centro: sábado, às 20h, e domingo, às 15h. No total, serão 16 apresentações gratuitas, em 10 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Rememorações do Chão resgata as sensações de contato dos pés no chão, da fluidez do rio, do alimento gerado nesta terra. A dança celebrada a memória do que foi construído num caminho de séculos por tropeiros, índios e escravos. As movimentações propõem sentimentos de alma, vislumbrados e festejados na comemoração da vida desta gente que somos nós, caipiras, gente de fortaleza, fé e comunidade.

A trilha sonora, composta por compositores regionais (como o grupo Piraquara) e grandes nomes da música que cantam a vida do caipira, também é composta por depoimentos de moradores de diversas cidades do Vale, o que permite entrar em contato com o modo de vida da região.

O Projeto
O espetáculo estreou na abertura de uma das noites do Festidança 2015, em São José dos Campos, a convite da organização do evento. No total, serão 16 apresentações gratuitas, em 10 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Em sua criação, além de uma pesquisa histórica aprofundada sobre a vida do caipira do Vale do Paraíba, os bailarinos foram levados a suscitar as memórias corporais do lugar onde nasceram e cresceram lembranças da região.

Prêmios
Criado há nove anos, a Espaço Expressão Cia. de Dança já foi premiado em diversos festivais de dança pelo Brasil:
– Festidança 2005, 2006 e 2012: Melhor Coreógrafa para Layla Mulinari; ·
– Festidança 2012: 1° lugar Jazz conjunto Avançado; 1° lugar Contemporâneo Conjunto Avançado; 2° lugar Solo Contemporâneo Avançado; 3° lugar Duo

Contemporâneo Avançado;
– FestCampos 2011: Festival de Dança de Campos do Jordão: Melhor Coreografia e Melhor Bailarina-Intérprete (Layla Mulinari)

Ficha Técnica
Direção coreográfica: Layla Mulinari
Coreografia: Layla Mulinari e elenco
Assistente Coreográfico: Carlos Alves
Elenco: Alex Félix, Andrea Pereira, Camila Soares, Carlos Alves, Gustavo Santos, Kall Barros, Layla Mulinari, Natália Vianna, Roberta Geronimi.
Produção: Leonardo Marins, Paulo Pontes, Alex Félix e Andrea Pereira
Som: Tiago Cunha
Música: Grupo Piraquara/ Nei Lacerda / Simone Sou / Yamandu Costa / Milton Nascimento
Figurino: Tânia Mulinari
Pesquisa: Layla Mulinari e Tiago Cunha
Edição Musical: Carlos Alves e Nei Lacerda
Iluminação: Luiz Coelho

Serviço: Rememorações do Chão em Bananal
Datas:
28/11 – 20h – Praça Rubião Júnior – Bananal
29/11 – 15h – Praça Rubião Júnior – Bananal
Duração: 40 minutos
Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo