fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José apresenta projeto que revitaliza e moderniza o Teatrão

A restauração do atual ginásio o transformará em um espaço multiuso com novos vestiários, sistema de iluminação, ventilação e sonorização, além de adaptação para montagem de palco. (Foto: Tião Martins/PMSJC)
A restauração do atual ginásio o transformará em um espaço multiuso com novos vestiários, sistema de iluminação, ventilação e sonorização, além de adaptação para montagem de palco. (Foto: Tião Martins/PMSJC)

O prefeito de São José dos Campos apresentou oficialmente na tarde de quarta-feira (28) o projeto de modernização do Poliesportivo do Teatrão, na Vila Industrial, zona leste da cidade. O complexo, que nos últimos 34 anos esteve sob tutela do São José Esporte Clube, será utilizado pela prefeitura para oferecer à comunidade atividades educacionais, culturais e esportivas.

O projeto contempla a instalação de um Centro Integrado de Educação que abrigará um centro de ciências e um observatório astronômico. As obras de adequação do espaço, orçadas em R$ 30 milhões, vão começar no início de dezembro e serão realizadas pela Urbam (Urbanizadora Municipal). A primeira etapa dos trabalhos consiste na revitalização das áreas de convivência e de lazer, com aterramento das piscinas e construção de uma pista de caminhada.

Também será implantado nessa primeira fase do Centro Integrado de Educação um anfiteatro, quatro laboratórios de ciências, herbário (cultivo das espécies nativas da região), planetário e uma torre para a instalação de um observatório astronômico. As atividades oferecidas serão realizadas pela Secretaria de Educação e entidades parceiras da Prefeitura, como INPE, ITA, Unifesp e Univap.

Para a segunda etapa do projeto, está previsto a construção de uma nova creche. A unidade terá capacidade para atender cerca de 200 crianças de 0 a 3 anos de idade. A estrutura contará com 14 salas de aula, sala multiuso, refeitório, lactário, entre outros espaços essenciais, como cozinha, sanitários e sala de reunião. O ginásio de esportes será restaurado para funcionar como um Centro de Eventos integrado ao Centro de Educação.

A restauração do atual ginásio o transformará em um espaço multiuso com novos vestiários, sistema de iluminação, ventilação e sonorização, além de adaptação para montagem de palco. Os eventos realizados terão seus recursos destinados para o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Educação, previsto no Plano Municipal de Educação que deverá ser encaminhado à Câmara para apreciação ainda este ano.

“É com alegria que recebemos o Teatrão de volta. Agora, ele será da comunidade que há anos espera para usufruir desse espaço que é um símbolo de São José. Este novo Teatrão terá o destino que a população sempre sonhou”, disse o prefeito.

A área externa do Teatrão ficará aberta à comunidade das 6h às 22h. As instalações preveem ainda estacionamento com 200 vagas para carros. O prazo de entrega total das obras é abril de 2017, sendo que a primeira parte do projeto tem previsão de entrega para o final do primeiro semestre de 2016.

Acordo

A Prefeitura, por meio de acordo celebrado na Justiça com o São José Esporte Clube, retomou 70% da área do complexo do Teatrão. O local possui 74 mil metros quadrados. A construção do Teatrão foi idealizada pelo ex-prefeito Sérgio Sobral de Oliveira. O prédio foi inaugurado no dia 27 de março de 1977 com a proposta de ser um centro de artes e convenções. Em 1981, foi doado ao clube como incentivo ao time de futebol com a condição de mantê-lo preservado e em funcionamento para população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo