fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto Experiência Pedagógica da Fibria em escolas do Vale do Paraíba

PortalR3O Projeto Experiência Pedagógica, desenvolvido pela Fibria, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, realiza ações ambientais em escolas de Jacareí, Santa Branca e São Luiz do Paraitinga, com o tema Ano Internacional do Solo, definido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para 2015.

“O objetivo é que as escolas desenvolvam ações que sensibilizem os participantes sobre a importância do solo como recurso finito, e implantem, na escola ou comunidade, tecnologias socioambientais para sua conservação”, afirma João Augusti, gerente de Meio Ambiente Florestal da Fibria.

No primeiro semestre, professores das escolas da rede municipal das três cidades enviaram projetos com foco na utilização do solo, possíveis de serem realizados em suas escolas, com o uso de tecnologias socioambientais.

Os consultores de Meio Ambiente da Fibria avaliaram os doze projetos inscritos e, todos eles estão recebendo o apoio e acompanhamento, durante o seu desenvolvimento e realização.

Em Jacareí, a implantação acontece na escola EMEF Joaquim Passos e Silva, no bairro Cidade Salvador, onde serão instaladas hortas em caixotes e horta vertical, além de pintura com geotinta (tinta de terra), cisterna de bombona (sistema para captar água da chuva) e minhocário móvel.

A escola EMEF Prof.ª Maria Thereza Ganassali de Oliveira, do bairro Jardim Colônia, vai receber a revitalização da horta e a implantação de composteira (sistema de transformação de resíduo orgânico em adubo), cisterna de bombona e cobertura verde. Ainda em Jacareí, na EMEF Aluízio do Amaral Campos será construído um pergolado para área de leitura e implantação de uma composteira, além da construção de uma bioescultura (escultura feita com terra e reboco natural).

Já na EMEF Prof.ª Benedita Pereira de Albuquerque, em Santa Branca, será construído um pergolado para área de leitura, um jardim, além de uma oficina de pintura com geotinta.

E em São Luiz do Paraitinga será feita a cobertura de uma sala ao ar livre com o fechamento das paredes, utilizando a técnica de bioconstrução e a criação de bancos, na EMEF João Pereira Lopes.

Todas as ações são baseadas na permacultura, que visa aproveitar os recursos naturais disponíveis de forma sustentável, objetivo alinhado ao Programa de Experiência Pedagógica que transmite essa cultura por meio das atividades escolares. “Seu princípio básico é trabalhar com a natureza, ou seja, os projetos utilizam técnicas ecológicas e de baixo custo, a fim de atender as necessidades dos alunos e das atividades realizadas nas escolas”, ressalta João Augusti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo