fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí terá atendimento do SAMU a partir de novembro

As quatro ambulâncias do Samu de Jacareí vão começar a funcionar em novembro. (Foto: Cristina Reis/PMJ)
As quatro ambulâncias do Samu de Jacareí vão começar a funcionar em novembro. (Foto: Cristina Reis/PMJ)

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência – SAMU –  passará à funcionar em Jacareí. Quatro ambulâncias já estão na cidade. O serviço começa a funcionar em novembro, segundo o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba (Consavap), responsável pela operação regional e autorização de funcionamento do sistema.

O Samu contará com uma central telefônica regional, por meio do número 192, ambulâncias médicas e setores de emergência dos hospitais. Jacareí terá três unidades básicas e uma unidade equipada com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel.

As três bases de apoio funcionarão na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Santa Cruz dos Lázaros, na UMSF (Unidade Municipal de Saúde da Família) do Parque Meia Lua e na UMSF do Cidade Salvador. Cada uma delas terá uma equipe com dois profissionais, um motorista e um socorrista.

A ambulância do SAMU equipada com UTI móvel vai funcionar na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Infantil, que fica na avenida Senador Joaquim Miguel, no centro da cidade. Esta unidade tem uma equipe formada por motorista, socorrista e um médico.

Depois que o Pronto Socorro Municipal, em construção na avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, entrar em funcionamento, a UTI móvel do Samu será transferida para lá. A expectativa é que a unidade seja entregue à população no primeiro semestre de 2016.

Para entrar em funcionamento em Jacareí, as ambulâncias do Samu agora precisam de licenciamento junto aos órgãos estaduais de trânsito, contratação de seguro, contratação e treinamento de profissionais, além da integração da telefonia do sistema 192. Essas ações são de responsabilidade do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba (Consavap).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo