fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Guardas Civis realizam “Anjos da Guarda” em escolas de Taubaté

O programa que teve início em agosto deste ano e já atendeu 2.492 estudantes em 11 escolas é uma parceria entre Secretaria de Segurança e Secretaria de Educação. (Foto: Divulgação/PMT)
O programa que teve início em agosto deste ano e já atendeu 2.492 estudantes em 11 escolas é uma parceria entre Secretaria de Segurança e Secretaria de Educação. (Foto: Divulgação/PMT)

A Guarda Civil da Prefeitura de Taubaté está atuando em unidades da rede municipal de ensino levando o Programa Anjos da Guarda.

A ação leva palestras, dinâmicas de grupo e atividade física com o objetivo de aproximar a corporação às crianças e levar mensagem de educação e respeito ao próximo. O intuito é prevenir e educar, dando suporte para que a criança e o pré-adolescente desenvolvam a autocrítica e saibam fazer escolhas saudáveis para a vida.

O programa que teve início em agosto deste ano e já atendeu 2.492 estudantes em 11 escolas é uma parceria entre Secretaria de Segurança e Secretaria de Educação. São atendidas crianças do 6º ao 9º ano. A equipe formada por três guardas, Elki Trindade Barbosa de Oliveira, Fabricio Barbosa de Aquino e Rafael Vilalta e Silva fica por uma semana na unidade escolar.

O tempo é importante para que além de todos os alunos participarem das atividades os guardas avaliam de perto as condições de segurança da escola. Em algumas unidades a direção solicita palestra também para os pais e professores.

A programação com cada turma é dividida em três etapas. A primeira é uma palestra em que os guardas com exibição de slides e vídeos abordam o tema respeito às diferenças, crenças, aos professores, pais, amigos e o quanto é importante para se viver bem e seguro em sociedade.

A segunda etapa é uma dinâmica de grupo em que os alunos são convidados a construir uma casa utilizando canudinhos de plástico. A terceira é a atividade física na qual em um jogo cooperativo chamado nó humano, os estudantes de mãos dadas formam um nó e depois têm que desatá-lo sem soltar das mãos.

As atividades tem o objetivo de levar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinado problema, a importância da cooperação e do respeito mútuo.

A diretora da EMEF Cláudio César Guilherme de Toledo, do bairro Jardim Garcez, Milena dos Santos, aprovou a iniciativa. “Gostamos muito do programa e tivemos um retorno positivo dos alunos e de seus pais. O bacana é que tirou o medo da farda e da presença dos guardas e passou muita confiança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo