fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em São José, cemitérios públicos abrem às 6h e fecham às 18h no Finados

Os cinco cemitérios públicos de São José dos Campos vão abrir os portões às 6h e fechar às 18h na segunda-feira, Dia de Finados. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
Os cinco cemitérios públicos de São José dos Campos vão abrir os portões às 6h e fechar às 18h na segunda-feira, Dia de Finados. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Os cinco cemitérios públicos de São José dos Campos (Centro, Jardim Morumbi, Santana e dos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo) vão abrir os portões às 6h e fechar às 18h na segunda-feira (2 de novembro), Dia de Finados.

publicidade


Os locais deverão ser visitados por cerca de 50 mil pessoas. O maior movimento é esperado no Cemitério Colônia Paraíso, o maior da cidade, com mais de 8.600 jazigos, que deve receber 25 mil pessoas.

Já neste fim de semana, sábado (31) e domingo (1º), a expectativa é receber um grande número de pessoas em todos os cemitérios. De acordo com a Urbam, a reforma e pintura de túmulos não está autorizada durante o feriado, somente serviços de limpeza.

Localização das sepulturas
Para facilitar a localização de sepulturas, a Urbam lançou, em 2013, o sistema de buscas online. Ao digitar o nome do sepultado em um dos cemitérios administrados pela Urbam, é possível saber em qual cemitério está a sepultura e a sua localização exata. O recurso propicia que o munícipe saia de casa previamente informado sobre o local do túmulo a ser visitado, evitando a permanência em filas.

No Dia de Finados, haverá funcionários da Urbam portando tablets para auxiliar os munícipes nos cemitérios Colônia Paraíso (Morumbi), Maria Peregrina (Santana), Padre Rodolfo de Komorek (Centro) e Cemitério Distrital Eugênio de Melo.

Combate à dengue nos cemitérios
Os cemitérios públicos são considerados pontos estratégicos pelo Programa São José na Guerra contra a Dengue justamente por apresentarem um grande número de prováveis criadouros. Por este motivo, eles recebem atenção durante o ano todo.

A população deve tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Opte pelos vasos com furos. Tome o cuidado de depositá-los diretamente sobre os túmulos sem o invólucro de celofane, pois ele é impermeável e favorece o acúmulo de água.

Elimine também os suportes para os vasos e os pratos, que também propiciam a deposição de água. Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida. Mantenha o nível de areia dos mesmos até a borda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo