fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Reserva Caraguatatuba completa 59 anos

. Estas belezas naturais são o bem mais precioso do município e estão protegidas no Parque Estadual da Serra do Mar.(Foto: Divulgação/PMC)
Estas belezas naturais são o bem mais precioso do município e estão protegidas no Parque Estadual da Serra do Mar.(Foto: Divulgação/PMC)

Não só de praia vive Caraguá, no Litoral Norte de São Paulo. A Reserva Caraguatatuba, considerada Marco de Proteção da região, completa 59 anos nesta sexta-feira (11/9/2015) com atividades gratuitas para a população. Mesmo com todo o desenvolvimento, a Mata Atlântica é preservada e ocupa 82% da área total de Caraguá. Estas belezas naturais são o bem mais precioso do município e estão protegidas no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM).

O território do Núcleo Caraguatatuba abriga paisagens exuberantes como os mananciais da represa de Paraibuna, além de rios e cachoeiras. A Unidade de Conservação (UC) busca promover a interação socioambiental e a conscientização sobre a proteção do meio ambiente.

Criado como Reserva Florestal em 1956, o Núcleo Caraguatatuba foi integrado ao Parque Estadual da Serra do Mar no dia 30 de agosto de 1977. A data foi celebrada este ano com a abertura do Mirante da Tropa, atrativo que faz parte da Trilha dos Tropeiros, um caminho histórico utilizado na década de 30 pelos engenheiros que construíram o primeiro traçado da Rodovia dos Tamoios.

Do mirante é possível contemplar quatro Unidades de Conservação da região: os Núcleos Caraguatatuba e São Sebastião do PESM, o Parque Estadual de Ilhabela e a APA Marinha Litoral Norte.

As atividades programadas para o dia 11 de setembro serão gratuitas. Para se inscrever nas trilhas, basta entrar em contato com o Núcleo Caraguatatuba pelo telefone (12) 3882-5999 ou e-mail [email protected]. O PESM pode ser acessado pela Rua Horto Florestal, 1.200, bairro Rio do Ouro, em Caraguá.

Exposição – O Centro de Visitantes da Unidade de Conservação está com a exposição “Cores de Cunha – Flora e Fauna, uma relação de amor”, realizada anteriormente tanto nas escolas da região de Cunha quanto no núcleo do PESM. O acervo reúne fotos e vídeos de Árpád Cserép e Renate Esslinger, que mostram a delicada relação entre a fauna e a flora, enfatizando a importância de preservar o meio ambiente. Para visitar, basta ir até a sede durante o horário de funcionamento – de terça a domingo e feriados, das 8h às 17h.

Programação do dia 11 de setembro

8h30 – Apresentação da unidade de conservação com foco no Núcleo Caraguatatuba

9h – Oficina sensorial e trilha sensorial

9h30 – Saída para Trilha do Poção

13h30 – Apresentação sobre a importância da Mata Atlântica com a Escola Estadual Doutor Eduardo da Costa.

14h – Dinâmica de Vivência na Natureza: Terra, Água e Ar. Jacutingas podem ser observadas durante as Trilhas do Jequitibá, Poção e Tropeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo