fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Maurício Cavalheiro lança livro infantil com histórias de Pinda

Maurício Cavalheiro e seu livro Histórias de uma Índia Purí. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Maurício Cavalheiro e seu livro Histórias de uma Índia Purí. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O mundo dos livros infantis ganhará mais um título, a partir do dia 26 de setembro. O acadêmico, poeta e escritor Maurício Cavalheiro, lançará a sua mais nova obra, intitulada “Histórias de uma Índia Puri”. O livro de 98 páginas é voltada para o público infantil e infanto-juvenil, mas claro, também é uma boa leitura para jovens e adultos.

O lançamento oficial acontecerá nas dependências do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, a partir das 15 horas. O convite do escritor é para que todos levem seus pequenos para o evento, pois haverá atividades para eles, como caça-palavras, labirinto, jogo dos 7 erros) para a criançada.

O evento faz parte da 9ª edição da Primavera dos Museus. Em 2015, a programação tem como tema “Museus e Memórias Indígenas”.

Que livrinho bacana!

A narrativa do acadêmico nos remete há tempos de outrora, numa Pindamonhangaba de muitos anos atrás. Usando como figura principal de sua obra, uma índia da tribo Puri, etnia que vivia nesta região na época da chegada dos colonizadores, o escritor faz um verdadeiro passeio pela Princesa do Norte.

A índia chamada Vó Rita,  mora do outro lado do rio Paraíba do Sul, ali em frente ao Bosque da Princesa, numa casinha feita de pau a pique [casa feita de com madeiras, bambu trançado e barro]. Sempre aparece por lá quatro crianças [Cidinha; Biél; Rochapa e Amanda]. Eles adoram contos e a Vó Rita adora contá-los.

Histórias de uma Índia Puri. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Histórias de uma Índia Puri. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

E depois da turma apresentada, lá vem as histórinhas. Tem a índia Pindá; Guarda de Honra de D. Pedro I; o Palacete das Palmeiras e tantos outros capítulos que narram e contam de forma forma simples e direta, um pouco da história de Pindamonhangaba.

Maurício Cavalheiro busca mostrar e despertar nos pequenos e até em adultos, o gosto pela leitura e pela história da cidade onde nasceu e vive. Vale a leitura!

Biografia

Maurício Cavalheiro nasceu em Pindamonhangaba, no dia 18 de maio de 1964, filho de Sebastião Cavalheiro (in memorial) e de Nair Souza.

É graduado em Letras e título da cadeira nº 30 da Academia Pindamonhangabense de Letras e secretário da União Brasileira de Trovadores – Seção Pindamonhangaba.

São seus filhos: Jéssica (amor e poesia, 1991); Gabriel (amor e poesia, 1993; Lágrimas de Amor (poesias, 1987); O Sapinho Jogador de Futebol (infantil, 1991), O estuprador de velhinhas & outros casos (contos, 2011) e é coator de Voo inaugural – poesia a oito mãos, de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo