fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí integra rede de captação de Banco de Olhos de Sorocaba

Junta médica trabalha na captação de órgãos de um doador, na Santa Casa de Jacareí. (Foto: Rodolfo Bazetto/Divulgação)
Junta médica trabalha na captação de órgãos de um doador, na Santa Casa de Jacareí. (Foto: Rodolfo Bazetto/Divulgação)

Jacareí é a primeira cidade do Vale do Paraíba a fazer uma parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba, o principal captador de córneas do Estado de São Paulo e um dos maiores do país, que é uma entidade sem fins lucrativos ligada ao Hospital Oftalmológico de Sorocaba.

publicidade


A parceria começou no início de setembro e até hoje (29) já foram realizadas 7 captações, o que representa 14 córneas. Segundo o superintendente do Banco de Olhos de Sorocaba, Edil Vidal de Souza, o índice de aproveitamento de córneas para transplante no Banco de Olhos de Sorocaba é de 60%, acima dos 50% registrados no Brasil.

“Nós estamos com dois funcionários do Banco de Olhos de Sorocaba que atuam na Santa Casa de Jacareí somente para captação e, tomando por base a população da cidade (226,5 mil, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para 2015), podemos chegar a pelo menos 25 doações por mês, o que representa quase 1%”, afirma Souza. A intenção é expandir a captação para outras cidades da região a partir da parceria com a Santa Casa de Jacareí.

Segundo ele, com a parceria, Jacareí passa a integrar a rede de captação e de transplantes do Banco de Olhos – Hospital Oftalmológico de Sorocaba que é dividida por regiões do Estado de São Paulo. Jacareí faz parte da região de Campinas na rede do Banco de Olhos de Sorocaba.

Uma das principais referências na captação e no transplante de córnea no país, o Banco de Olhos de Sorocaba – Hospital Oftalmológico realizou 1.694 transplantes de córnea em 2014. Em todo o Estado de São paulo o número de transplantes de córnea foi de 4.659 no mesmo período. Neste ano, de janeiro a agosto foram realizados 1.182 transplantes no Hospital Oftalmológico de Sorocaba e no Estado de São Paulo o número de transplantes de córnea foi de 1.370.

De acordo com Souza, a captação de córneas é feita somente em doadores mortos e podem ser realizadas em até 6 horas quando o corpo é mantido em temperatura ambiente e em até 24 horas se o corpo for mantido em ambiente refrigerado.

Souza participou, em Jacareí, do 1º Simpósio de Doação de Órgãos da Santa Casa de Jacareí, que contou também com a presença do médico Luiz Antônio Sardinha, coordenador do Serviço de Procura de Órgãos da Universidade de Campinas (Unicamp), do enfermeiro José Maria do Nascimento Neto, do projeto Núcleo de Captação de Órgãos (NCAP), responsável pela captação de órgãos na Santa Casa de Jacareí, André Ramos Carneiro, do Núcleo de Captação de Órgãos do Albert Einstein, e por Alexandre Barroso, que recebeu doações de dois fígados.

A Santa Casa de Misericórdia de Jacareí faz parte da rede de hospitais conveniados ao NCAP do hospital Albert Einstein desde julho do ano passado e período já foram realizadas 8 captações de órgãos, que beneficiaram mais de 30 pessoas. Em junho deste ano, a Santa Casa fez sua primeira captação múltipla de órgãos que incluiu coração, rins, fígado, pulmões e córneas.

No Vale do Paraíba, Jacareí já é a segunda cidade em captação de órgãos para doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo