fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Agentes de saúde de Ubatuba recebem formação sobre tuberculose

Cerca de 160 profissionais da saúde, entre agentes comunitários, enfermeiras e técnicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) participaram nesta terça-feira, 15 de setembro, durante todo o dia, de curso de capacitação em tuberculose, realizado no Auditório da Unitau, no Itaguá.

A programação incluiu informações epidemiológicas sobre a doença em nível nacional, estadual e local e treinamentos sobre o diagnóstico e estratégias de tratamento. A formação foi ministrada pelo consultor do Programa de Tuberculose do Estado de São Paulo, doutor Valdir de Souza Pinto

O treinamento incluiu ainda uma prova de avaliação aplicada no início, para mensurar os conhecimentos sobre a tuberculose, e outra logo após o fim da capacitação.

O médico infectologista, Dr. Fernando Bergel, Coordenador do Programa de Tuberculose de Ubatuba, ressaltou que o treinamento da rede básica é importante principalmente porque há uma rotatividade muito grande nessa área. “Mas aqui em Ubatuba, como a grande maioria é de profissionais concursados, a formação certamente terá mais efetividade e será mais duradoura, o que ajudará a melhorar a situação dos pacientes com tuberculose no município”.

Bergel informou ainda que o tratamento de tuberculose exige uma abordagem conjunta entre vários setores frente às chamadas vulnerabilidades – condições que agravam a incidência da doença – como o uso de drogas, a situação sócio-econômica e a existência de doenças mentais. “A ESF pode colaborar muito no combate à doença, já que as equipes estão mais próximas do paciente tanto em sua residência quanto na comunidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo