fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião comemora o Dia do Folclore

Na programação haverá capoeira, samba de roda, e apresentação dos espetáculos “As Lavadeiras” do Quarteto D, das Oficinas Culturais e “Casamento no Arraiá”. (Foto: Divulgação/PMSS)
Na programação haverá capoeira, samba de roda, e apresentação dos espetáculos “As Lavadeiras” do Quarteto D, das Oficinas Culturais e “Casamento no Arraiá”. (Foto: Divulgação/PMSS)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá no dia 21 de agosto, às 20h, em frente à secretaria, uma manifestação cultural alusiva ao Dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, oficialmente.

Com o objetivo de fortalecer, divulgar e valorizar o Folclore Brasileiro, a secretaria preparou uma programação especial e diversificada, com participação de diversos atores do cenário cultural sebastianense.

Na programação haverá capoeira, samba de roda, e apresentação dos espetáculos “As Lavadeiras” do Quarteto D, das Oficinas Culturais e “Casamento no Arraiá”, com os assessores culturais.

Tradicões

O Folclore pode ser definido como o conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, tendo como plano de fundo, a sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas e as superstições transmitidas de geração em geração.  Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem inseridas em determinada tradição.

A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que se misturam em terras brasileiras; notadamente, povos africanos, os nativos indígenas e europeus.

Nas manifestações locais, a cultura é sintetizada no meio da culinária, dança, contos e “causos” que conta com tradições como  Azul-Marinho – prato típico de peixe cozido com pirão de farinha de mandioca,  procissão marítima de São Pedro,   Festa do Padroeiro São Sebastião, mitos e lendas, folia de reis, festa junina, Festa de Sant’ana, congada, superstições e folclore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo