fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos é a 12ª cidade mais inteligente do Brasil

São José dos Campos ocupa a 12ª posição de um ranking inédito de 50 cidades inteligentes do Brasil elaborado pela consultoria Urban Systems. (Foto: Tião Martins/TM Fotos)
São José dos Campos ocupa a 12ª posição de um ranking inédito de 50 cidades inteligentes do Brasil elaborado pela consultoria Urban Systems. (Foto: Tião Martins/TM Fotos)

São José dos Campos ocupa a 12ª posição de um ranking inédito de 50 cidades inteligentes do Brasil elaborado pela consultoria Urban Systems e apresentado nesta quarta-feira (5) durante o evento Connected Smart Cities em São Paulo.

publicidade


Realizado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o ranking compila 11 setores como mobilidade, urbanismo, educação, saúde, empreendedorismo, energia e meio ambiente. Ao todo, 70 indicadores foram avaliados pela pesquisa.

De um total de 63 pontos, Rio de Janeiro, a melhor cidade do ranking, obteve 29,99. São Paulo, 2ª colocada, registrou 29,36; e Belo Horizonte (3ª) ficou com 28,91. São José, no 12º lugar, totalizou 25,25 pontos.

Na classificação por setores, o município se destacou em urbanismo e empreendedorismo. No quesito urbanismo, ficou na 3ª colocação, atrás apenas de Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), com 7,68 pontos. O setor contempla a existência de leis urbanísticas importantes para o desenvolvimento da cidade e considera a facilidade para emissão de documentos on-line, além de apresentar informações relacionadas ao próprio desenvolvimento urbano como pavimentação, distribuição de água e coleta de esgoto.

A análise apontou que a água chega a 100% da população urbana de São José dos Campos, contra uma média de 93% para o Brasil. Além disso, 98,5% dos domicílios da cidade têm ruas pavimentadas em seu entorno, contra uma média brasileira de 81%. Mas, a maior diferença se dá no atendimento urbano de esgoto: 98,6% em São José contra 53% de média nacional.

Já no quesito empreendedorismo, São José ficou em 7º, com 2,14 pontos. As três primeiras cidades deste ranking setorial são Brasília (3,19 pontos), Rio de Janeiro (2,78) e Campinas (2,44).

“O ranking da Urban Systems confirma todo o potencial empreendedor da população de São José dos Campos. Orientados pelo plano de governo do prefeito e do vice-prefeito, aplicamos uma política sistêmica de fomento ao empreendedorismo e à competitividade empresarial. Somente no ano passado, foram liberadas mais de 6.500 inscrições municipais para empresas, profissionais autônomos e microempreendedores individuais”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo