fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Academia Marial divulga programação do Congresso Mariológico

topo_academia_marial_congressoA Academia Marial de Aparecida divulgou a programação de seu IX Congresso Mariológico. Com temática que abordará a iconografia de Nossa Senhora Aparecida, os estudos e reflexões acontecem de 10 a 13 de setembro, no Santuário Nacional.

No primeiro dia do evento a palestra “Imagem de Aparecida e Imago Dei” será conduzida pelo padre Osmar Cavaca, Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. No período da tarde, a Pós-doutora em teologia Sistemático-pastoral da PUC-Rio e de Mariologia no Instituto Franciscano de Petrópolis, Lina Boff, desenvolve o tema a “Imagem da mulher na Bíblia.

publicidade


O Congresso traz no dia 11 a palestra “História da Imagem de Aparecida”, com Maria Inês Lopes Coutinho, Diretora Técnica do Museu de Arte Sacra de São Paulo, mestre em história e doutoranda em museologia. O segundo dia contempla também a palestra “A catequese da Imagem” com. Pe. Zezinho, scj, que há 50 anos é um dos autores católicos mais lidos e cantados do Brasil e do mundo.

As palestras “Teologia da Imagem” e “Evolução histórica das imagens no cristianismo” estão programadas para o terceiro dia de Congresso. A primeira conduzida pelo Ir. Afonso Murad, Professor de mariologia no ISTA e na FAJE, em Belo Horizonte e especialista em Gestão e Doutor em Teologia. A segunda pelo artista sacro Claudio Pastro, com formação na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Após cada uma das palestras haverá um debate dos congressistas com o condutor da palestra, mediado por Pe. Joãozinho, scj.

Atividades Culturais – Os participantes do Congresso terão no período da noite atividades de cunho cultural. O primeiro dia do evento proporcionará uma visita guiada pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde serão apresentados detalhes arquitetônicos da obra e curiosidades sobre o Santuário Nacional.

A segunda noite cultural contará com a inauguração da Exposição Nossa Senhora na arte, que contou a colaboração de artistas de diversas regiões do país.

Ainda na segunda noite cultural haverá o lançamento de três livros da Editora Santuário: “Senhora Aparecida”, da autora Tereza Pasin; “Maria, trono de Sabedoria”, organizado por Pe. Valdivino Guimarães, C.Ss.R e “Magnificat: O Louvor de Maria” de Martinho Lutero.

Esta terceira obra, produzida em 1522, em forma comentário do Magnificat de Nossa Senhora, traz reflexões de Lutero que intitulam Maria como a “doce Mãe de Deus”, além de outras reflexões que incluem a intercessão de Nossa Senhora. Matinho Lutero, como de conhecimento, foi um monge e professor de que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

Inscrições – As inscrições já estão disponíveis pelo site da Academia Marial em www.A12.com/academia ou pelo e-mail – [email protected].

O Congresso é organizado pela Academia Marial, Parte integrante do Santuário Nacional, em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). A participação no evento é considerada como curso de extensão universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo