fbpx

Parque Reino das Águas Claras em Pinda recebe melhorias e mira ecoturismo

Vista do Parque Reino das Águas Claras em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3 - 14/11/2008)
Vista do Parque Reino das Águas Claras em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3 – 14/11/2008)

O Parque Reino das Águas Claras, localizado em Pindamonhangaba e que é administrado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, órgão vinculado à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, está recebendo obras de modernização em sua infraestrutura e acesso. A ferrovia ainda ampliou a operação do parque e já estuda a implantação no local de atividades de ecoturismo.

publicidade


A partir de 29 de agosto, o Parque Reino das Águas Claras passa a funcionar também aos finais de semana, operando de segunda a sábado, das 8h30 às 17h. Esta ampliação marca a conclusão de parte das obras de modernização que a EFCJ realizou no local. Destaque para algumas intervenções realizadas no interior do parque, que acontecem nos sanitários, na bilheteria, nas áreas de lazer, na rede elétrica, nas passagens de pedestre, no piso e nas margens do Ribeirão Piracuama, que recentemente foram recuperadas pelas equipes da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimental – Funap, por meio de um programa realizado em parceria com a ferrovia.

Já no acesso ao parque, foram construídas, na via permanente, contenções de encostas e canaletas de drenagem, realizada a troca de trilhos e dormentes, melhorada a fixação da via, entre outros. “Este é o tipo de ação que passa despercebido por muita gente, mas que é essencial para o bom funcionamento da ferrovia, para a segurança dos passageiros e para perenidade de nossa infraestrutura”, explica o Diretor Ferroviário da EFCJ, Ayrton Camargo e Silva. Na entrada do parque, o piso também foi recuperado com a colocação de bloquetes e o antigo gradil, que separa o parque da via permanente, foi substituído por um novo.

Outra novidade é a construção de uma parada exclusiva para aqueles que fretam trens da EFCJ com destino ao Reino das Águas Claras, dando mais conforto e segurança aos usuários. Ela foi construída de acordo com os novos modelos de paradas adotados pela ferrovia e já conta com abrigo, banco e acessibilidade. A parada foi batizada como Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor responsável pela temática do local, que retrata o mundo literário do Sítio do Picapau Amarelo.

Para o futuro, estuda-se a possibilidade de implantação, por meio de licitação, de atividades de ecoturismo, como parede de escalada, tirolesa, arborismo, entre outros. Além disso, a EFCJ estuda recuperar o antigo lago do Parque Reino das Águas Claras para implantação de pedalinhos, a exemplo do Parque de Capivari, em Campos do Jordão.

Indisponível para banho
Em outubro de 2012, o Parque Reino das Águas Claras foi reaberto para uso de toda a população em uma programação voltada às crianças e realizada em conjunto com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, após ficar fechado para restauração das margens do Ribeirão Piracuama, destruídas pelas chuvas e por uma forte tromba d’agua no ano anterior.

Quando reaberto, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, emitiu um parecer sobre a qualidade da água que corta o parque e foi constatado que elas estão impróprias para banho, na altura do Reino das Águas Claras. Os laudos da CETESB estão disponíveis no próprio parque e na EFCJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo