fbpx

Fórum de Desenvolvimento reúne 300 pessoas em São José dos Campos

O economista Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, apresentou uma palestra sobre as perspectivas da economia brasileira. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
O economista Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, apresentou uma palestra sobre as perspectivas da economia brasileira. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)

Mais de 300 pessoas estiveram nesta terça-feira (4) no Teatro Colinas, região oeste de São José dos Campos para participar do lançamento do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável (FDES), uma iniciativa da Prefeitura, do IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) e do grupo São José 2030, apoiada pelo Shopping Colinas.

publicidade


A proposta do FDES é promover o envolvimento de todos os setores da sociedade em um diálogo sobre o futuro do município e da região. “Estamos vivendo uma realidade desafiadora para o desenvolvimento de São José dos Campos, que é uma cidade predominantemente industrial. A indústria vem crescendo muito menos que o setor de serviços, o que é, inclusive, uma tendência global. Temos que aproveitar o potencial dos serviços, mas sem abrir mão dos investimentos industriais. Para isso, a união da sociedade civil, do empresariado e do poder público é fundamental”, disse o prefeito na abertura do evento.

“Temos aviões brasileiros voando em mais de 90 países. Mas não podemos depender exclusivamente da Embraer. Precisamos de novos investimentos e novas ideias”, acrescentou o engenheiro Ozires Silva, idealizador do grupo São José 2030.

Na opinião do prefeito, São José dos Campos tem tudo para superar os desafios decorrentes da conjuntura econômica atual. “Temos logística privilegiada, mão de obra qualificada e, principalmente, alta qualidade de vida. São José é uma cidade empreendedora. Cabe a nós transformar essa energia empreendedora da população joseense em investimentos e novos negócios”, afirmou.

“Temos trabalhado bastante a competitividade do ambiente empresarial de São José dos Campos para atrair novos investimentos, mas também para fortalecer os negócios já existentes. Temos que ser a melhor opção”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.

Durante o lançamento do FDES, o economista Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, apresentou uma palestra sobre as perspectivas da economia brasileira. “Nossa produção industrial está estagnada desde 2009. Em 2013, a participação do Brasil nas exportações mundiais de manufaturados atingiu apenas 0,69%”, destacou.

Para Delfim Netto, o país precisa investir muito mais em infraestrutura. “As Parcerias Público-Privadas (PPP) são, inclusive, ferramentas muito importantes nesse sentido”, ressaltou o prefeito. Delfim insistiu em que o país não deve se deixar tomar pelo pessimismo. “Somos uma nação de 200 milhões de habitantes que é a sétima economia do planeta. O Bolsa Família é um dos melhores projetos de inclusão social do mundo. Temos instituições fortes, e podemos voltar a crescer”, finalizou.

FDES
O Fórum será composto por um grupo de representantes da sociedade civil, governo e setores produtivos, convidados a estudar e debater temas como educação, infraestrutura, nova economia e resiliência ambiental, entre outros. A proposta é consolidar uma Agenda de Propostas para o desenvolvimento sustentável de São José dos Campos e da região.

O FDES terá um corpo de 20 membros coordenadores permanentes. Os demais participantes serão convidados livremente para participar de eventos temáticos ou Grupos Temáticos de Trabalho. Eles se reunirão ao longo do ano, promovendo palestras e debates abertos à população.

O Fórum traz para São José dos Campos um modelo de governança contemporâneo, que já ocorre em algumas cidades do país e do mundo, cujo objetivo é a construção coletiva de propostas para o desenvolvimento limpo e criativo, envolvendo os diversos setores da sociedade e o governo na busca da melhoria de vida para toda a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo