fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Simpósio de Educação reúne personalidades do mundo acadêmico em São José

O 3º Simpósio de Educação vai discutir prevenção de conflitos, desenvolvimento de relações respeitosas e melhoria do clima escolar. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC
O 3º Simpósio de Educação vai discutir prevenção de conflitos, desenvolvimento de relações respeitosas e melhoria do clima escolar. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC

Prevenção de conflitos, desenvolvimento de relações mais respeitosas e melhoria do clima escolar. Esses são alguns dos temas que serão abordados pela doutora em Desenvolvimento Humano e Educação pela Unicamp Telma Pileggi Vinha, que participa nesta sexta-feira (31) do 3º Simpósio Internacional de Educação de São José dos Campos.

O Simpósio, que tem como tema principal “Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar: democracia e sustentabilidade”, ocorre nesta quinta (30) e sexta-feira (31), das 8h às 18h, no Centro de Formação do Educador (CEFE), em Santana, e Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo.

Telma Vinha, que vai ministrar a palestra “A construção de um Plano de Convivência Escolar”, ressalta que a tendência em educação é atuar de forma preventiva por meio da construção de um Plano Institucional de Convivência. Trata-se de um documento que estipula as linhas gerais do modelo de convívio a ser adotado na escola, as normas que o regulam, os objetivos e as ações para alcançá-los.

Outros temas importantes serão abordados por uma equipe de personalidades do mundo acadêmico convidados para a ocasião, a começar pelo professor doutor Jorge Larrosa Bondía, professor de Teoria, Filosofia e História da Educação na Universidade de Barcelona, Espanha, que abre o evento na noite desta quinta-feira (30), no CEFE.

A programação segue na sexta-feira (31) com a participação de renomados especialistas em Educação: Ítalo Modesto Dutra (MEC), Aldo Ambrózio (PUC/SP), Paulo Sergio Fochi (MEC), Rachel Trajber (Cemaden/MCTI), Walter Omar Kohan (UERJ) e Maria Aparecida Guedes Monção (USP/SP).

O Simpósio também vai contar com palestra ministrada pela jornalista Adriana Carranca, autora do livro “Malala, a menina que queira ir para a escola”. O livro-reportagem conta a história da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, de 18 anos, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2014.

O evento é restrito aos educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São José dos Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo