fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José quer desenvolver turismo tecnológico

Um roteiro de turismo tecnológico em São José incluiria o DCTA, o MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro (foto) e o ITA. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
Um roteiro de turismo tecnológico em São José incluiria o DCTA, o MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro (foto) e o ITA. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

O secretário adjunto de Turismo do Estado de São Paulo, José Roberto Cunha, esteve com a Prefeitura de São José dos Campos na última sexta-feira (17) para discutir formas de impulsionar o turismo tecnológico no município.

Ele foi recebido no Paço Municipal pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, que lhe apresentou todo o potencial da cidade neste aspecto. “São José é uma cidade tecnológica que faz com que o Brasil seja reconhecido mundialmente, sobretudo pelo setor aeroespacial.

Temos aqui o DCTA, o INPE, o Parque Tecnológico e várias empresas de alta tecnologia como Embraer, Petrobras, GM, Johnson & Johnson e Monsanto. O turismo é essencial para a divulgação de nosso potencial tecnológico, fortalecendo as empresas e valorizando as pessoas de nossa região. Além disso, os recursos do turismo permeiam rapidamente toda a sociedade, seus hotéis, restaurantes e meios de transporte, além dos negócios de suporte aos turistas”, declarou o secretário.

Um roteiro de turismo tecnológico em São José incluiria o DCTA, particularmente o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) e as instalações do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que incluem projetos do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, além dos dois Parques Tecnológicos do município. Visitas a empresas como a Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, também poderiam ser incluídas na programação.

O secretário ainda apresentou ao representante do governo do Estado um projeto para revitalizar as instalações do antigo complexo industrial da Tecelagem Parayba, no Parque da Cidade (região norte), e transformá-las em um polo de economia tecnológica e criativa, a exemplo do que foi feito com a LX Factory em Lisboa. “Precisamos de um ambiente desses em São José, que reúna atividades artísticas, tecnológicas e gastronômicas. Um lugar mágico, onde se completariam o antigo e o moderno, o técnico e o criativo. A Tecelagem é o local ideal para a implantação desse projeto”, afirmou.

“Essas iniciativas em prol do desenvolvimento do turismo no Estado são muito importantes. Vamos definir como o Estado pode ajudar São José dos Campos a potencializar ainda mais o desenvolvimento do turismo tecnológico no município”, finalizou Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo