fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Revelando SP registra público de 600 mil pessoas em São José

100 cidades trouxeram seus atrativos para o evento em São José dos Campos. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
100 cidades trouxeram seus atrativos para o evento em São José dos Campos. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

A 14ª edição do Festival da Cultura Tradicional Paulista “Revelando São Paulo” Vale do Paraíba, realizado de quarta (8) a domingo (13), no Parque da Cidade, registrou público de cerca de 600 mil pessoas durante os cinco dias de evento. As pessoas puderam vivenciar a culinária caipira, caiçara e tropeira, além do artesanato e manifestações culturais de mais de 100 municípios de todo o Estado.

publicidade

O grande público que passou pelo Parque da Cidade surpreendeu os culinaristas presentes nesta XIV edição. Em quatro dias, foram consumidos cerca de 80 quilos de nhoque de mandioca, trazido pelo município de Jarinu. Um número bem maior do que nos anos anteriores, que não chegava a 50 quilos. O município de Guararema também foi surpreendido, utilizando 2,5 toneladas de frango durante todo o Festival para fazer a famosa galinhada de Guararema.

As rodas de conversa foram mais um diferencial do Revelando São Paulo Vale do Paraíba, que proporcionou diálogos sobre diversos assuntos, entre eles o destaque foi a taioba, seus usos e receitas na mesa paulista. Durante a vivência, os culinaristas presentes puderam falar sobre os benefícios dessa verdura, como ela pode ser preparada e também realizaram trocas de receitas.

As figureiras do Vale do Paraíba e os ceramistas do Vale do Ribeira foram o tema de outra roda de conversa realizada durante o Festival. Os artesãos puderam trocar vivências sobre a transformação do barro e relembrar Lili, uma figureira de grande identidade com a tradição do Vale do Paraíba. As peças produzidas durante a roda de conversa com as variadas técnicas foram para o forno e todos puderam acompanhar a transformação.

No último dia, o destaque foi para o XIV Encontro do Congado Paulista, com a participação de cerca de 30 grupos de Congada e Moçambique de diversas regiões do Estado, que realizaram um cortejo pelas ruas de Santana, acompanhados de tropas e tropeiros do Vale do Paraíba. No fim do dia, a imagem da mãe Divina Peregrina foi recebida no palco para sua despedida de São José dos Campos, em um encontro que proporcionou a conexão de diversos segmentos religiosos.

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações culturais, produzidas em diferentes regiões do Estado. Ele é idealizado pela Abaçai Cultura e Arte e realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), e Governo do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo