fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mundo Livre S/A apresenta show no Sesc São José

A história do Mundo Livre S/A começa no início dos anos de 1960, em Jaboatão dos Guararapes-PE. (Foto: Divulgação/Sesc)
A história do Mundo Livre S/A começa no início dos anos de 1960, em Jaboatão dos
Guararapes-PE. (Foto: Divulgação/Sesc)

Grupo, que em 2015 completa 30 anos de carreira, movimenta o legado de Chico Science em ritmos como maracatu, rock, hip hop, funk rock e música eletrônica.

Dia 11, sábado, às 20h, o Sesc São José dos Campos recebe show da banda Mundo Livre S/A.

O grupo, que nesse ano completa 30 anos de carreira, surgiu em Recife, Pernambuco, e foi um dos fundadores do movimento contracultural denominado Manguebeat, que mistura ritmos regionais, com o maracatu, o rock, hip hop, funk rock e a música eletrônica.

O movimento traz como principal crítica o abandono dos mangues e as desigualdades sociais e econômicas encontradas, sobretudo, na região nordeste do país.

Sobre o grupo

A história do Mundo Livre S/A começa no início dos anos de 1960, em Jaboatão dos Guararapes-PE. Foi nessa cidade, vizinha a Recife, que nasceu o vocalista e líder da banda, Fred Rodrigues Montenegro, hoje mais conhecido por “Zero Quatro”.

Fred teve, em sua formação musical, a influência de bandas do ABC paulista como “Cólera”, “Olho Seco” e “Inocentes”, época em que criou a banda “Serviço Sujo”.

Nos anos 1980, o “Serviço Sujo” deu lugar ao “Mundo Livre S/A”, um nome inspirado em discursos do presidente norte-americano Ronald Reagan.

Em 1990, Zero, em parceria com Chico Science e Jorge Dü Peixe construiu o movimento manguebeat.

Em 1994 saiu o disco de estreia da banda, o clássico “Samba Esquema Noise”, considerado por boa parte da crítica “disco do ano” e “disco da geração 90”.

Depois foi a vez do “Guentando a Ôia”, de 1996 e “Carnaval na Obra”, lançado em 1998,  ambos sucesso de crítica e de público.

Em 1997, Fred co-escreveu o segundo manifesto Mangue, “Quanto Vale uma Vida?”, lançado logo após o acidente de carro que vitimou Chico Science.

No ano 2000 a banda lançou o quarto disco “Por Pouco”, a obra ganhou o prêmio de melhor disco do ano da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Em 2001, o grupo se destacou em importantes festivais, como o Abril Pro Rock (tocando em Recife e São Paulo), Porão do Rock (Headline da primeira noite, para cerca de 30 mil pessoas, em Brasília) FreeZone (Rio) e Free Jazz Project (São Paulo, fechando o evento no Tom Brasil) e Pernambuco Mix.

Em 2003, o Mundo Livre S/A fez uma pequena turnê pela Europa, nas cidades de Chiasso, Lugano e Paris, além de Nova Iorque. Nesse ano, também finalizou o quinto CD de sua carreira, “O Outro Mundo de Manuela Rosário”.

Em 2004 recebeu o “Prêmio Dynamite de Música Independente” por melhor disco de MPB.

O sexto disco, “Bebadogroove”, saiu em 2005, com ótima repercussão de toda a crítica.

Em 2006 foi um ano em que a banda teve várias músicas incluídas em coletâneas europeias. A música “Meu Esquema” se tornou hit de rádio em Portugal, sendo lançada em países como Itália, Suíça, Alemanha, Holanda etc.

Em 2012, o disco “Novas lendas da etnia Toshi Babaa”, venceu a categoria melhor disco na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira.

Atualmente, a banda gravou seu primeiro DVD que segue em fase de produção para o lançamento.

Sobem ao palco Fred Zero Quatro (Compositor, vocal, cavaquinho, violão e guitarra) Walter Areia (baixo) Xef Tony (bateria) Léo D. (teclado e efeitos) Pedro Santana (percussão).

O show acontece no Ginásio do Sesc. O valor dos ingressos varia de R$ 6,00 a R$ 20,00. Recomendacao etária 16 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e pelo site www.sescsp.org.br/sjcampos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo