Mês do rock terá programação especial em São José

Por: Share:
Será uma viagem pela história do ritmo que nasceu nos EUA, fim dos anos 40, tendo como expoente Elvis Presley, o rei do rock. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Será uma viagem pela história do ritmo que nasceu nos EUA, fim dos anos 40, tendo como expoente Elvis Presley, o rei do rock. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Para comemorar o Dia Internacional do Rock, celebrado em 13 de julho, o Parque Vicentina Aranha preparou uma programação especial para este mês. Com documentários, workshops e muito rock’n’roll, o público poderá fazer uma viagem pela história do ritmo que nasceu nos Estados Unidos no fim dos anos 40, tendo como expoentes Chuck Berry e Bill Halley e, posteriormente, Elvis Presley.

A programação começa neste domingo (12), a partir das 10h30, com um show da banda The Portinaris, no programa Música no Parque. No repertório, músicas do primeiro CD do grupo “De que lado você vai estar” e canções inéditas. Com forte influência do rock dos anos 70 e 80, The Portinaris tem sua gênese na estrutura clássica do rock que se funde com elementos contemporâneos do pop e influências de Rock britânico.

Além de símbolo emblemático, a guitarra tem sua existência intimamente ligada à história do rock. Os guitarristas Marcelo Souza e Fernando Valero ministram um workshop gratuito, com vagas limitadas, na segunda-feira (13), a partir das 19h, na Sala de Leitura do Parque Vicentina Aranha.

O workshop “Entre Palhetadas” consiste na apresentação da mecânica da guitarra, além de um passeio pela história do rock das décadas de 60, 70, 80 e 90 até os tempos atuais. O workshop gratuito com vagas limitadas tem formato interativo, com diálogo aberto para perguntas e para a participação direta dos participantes.

Na terça-feira (14), às 19h, o Cine Arte exibe o premiado documentário “Procurando Sugar Man” (2012), a história real de um cantor americano que consegue alavancar sua carreira na África do Sul, tornando-se um ícone rebelde da música pop local nos anos 70. Entre os anos de 2012 e 2013 o filme recebeu mais de 30 premiações, entre elas melhor documentário do Critics’ Choice Movie Awards e o Oscar de 2012.

Encerrando a Programação Especial do Rock, a Sessão Sinapse do dia 28 terá como atração o documentário “A todo volume” (2008). No filme, Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes), os guitarristas de três gerações diferentes, apresentam sua história, sua filosofia musical, seu estilo e sua relação com o instrumento musical. A sessão será às 19h.

Outras informações e inscrições para o workshop pelo telefone 3911-8060. O Parque Vicentina Aranha fica na Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana.