fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá recebe Encontro Regional do Acessa São Paulo

Os preparativos para o Encontro Regional do Acessa São Paulo foram discutidos na segunda-feira (13), na Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação. ((Foto: Gianni D’Angelo/PMC )
Os preparativos para o Encontro Regional do Acessa São Paulo foram discutidos na segunda-feira (13), na Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação. ((Foto: Gianni D’Angelo/PMC )

O Encontro Regional do Acessa São Paulo será nos dias 20 e 21 de agosto, das 8h às 16h, na Secretaria de Educação, em Caraguá. O encontro debaterá temas relacionados ao “Empreendedorismo Social”. As oficinas são direcionadas para pessoas interessadas em projetos sociais, ONGs, coletivos (artísticos e culturais), incubadoras e empresas juniores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

Os preparativos para o Encontro Regional do Acessa São Paulo foram discutidos na segunda-feira (13), na Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação. O debate reuniu a secretária de Planejamento, Flávia Oliveira Silva; o gestor regional do Acessa SP, Rafael Lisboa; o gestor do Acessa SP de Caraguatatuba, Gilberto Ortiz Barbosa; Elaine Pires de Souza, membro da equipe técnica do encontro; além dos representantes da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), Érica Campanha, responsável pela gestão de projetos; e Geová Luiz de Oliveira Junior, da Rede de Projetos da Acessa SP.

Os participantes serão capacitados na “Oficina de Modelagem de Negócios Sociais – Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios) do Sebrae” e na “Oficina de Introdução ao Design Thinking”.

A ferramenta chamada Business Model Canvas foi criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur. O Quadro de Modelo de Negócios serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações.

O Design Thinking consiste em um conjunto de métodos criado para abordar problemas e apresentar soluções para o contexto social. É um modelo de pensamento que vai além da necessidade de criar um produto ou serviço. A ideia é entrar na vida do consumidor e procurar ditar comportamentos e necessidades futuras. O foco é a compreensão dos anseios das pessoas para as quais se cria um produto ou serviço.

A secretária de Planejamento, Flávia Oliveira Silva, disse que inovação e empreendedorismo são pautas frequentes nas discussões da Prefeitura de Caraguá. “Os dois temas vão ao encontro de nossas metas.”

O Encontro Regional do Acessa São Paulo é uma realização da Secretaria Estadual de Governo, em parceria com a Escola do Futuro da USP, Acessa SP, Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) – Tecnologia da Informação e Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Planejamento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3091-6366 ou 3091-9107 e pelo e-mail [email protected].

Encontros Regionais e Rede de Projetos

Os Encontros Regionais são realizados em diversas regiões do Estado. O objetivo é fortalecer a Rede de Projetos, por meio da troca de experiência entre projetistas e monitores do Programa Acessa SP.

A Rede de Projetos é uma iniciativa criada para fortalecer o desenvolvimento social dos municípios, de acordo com o potencial e a necessidade local.

Os projetistas da Rede de Projetos do Acessa SP são exemplos de empreendedores sociais; muitas ações nasceram da vontade de mudar o contexto social de seus municípios e contribuir para o desenvolvimento local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo