Prefeitura de São José dos Campos lança guia “Bata na Porta Certa”

O guia tem 35 páginas e um formato prático para carregar no bolso e é sinalizado com as cores da classificação de risco. (Foto: Divulgação)
O guia tem 35 páginas e um formato prático para carregar no bolso e é sinalizado com as cores da classificação de risco. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São José dos Campos lançou o guia “Bata na Porta Certa”. O objetivo do material, produzido pela Secretaria de Saúde, é reordenar o fluxo de atendimento da rede municipal de saúde do município, orientando a população sobre qual unidade de atendimento procurar em diferentes situações.

publicidade


O material já começou a ser distribuído de casa em casa, em toda a cidade. Quem não receber, por algum motivo, pode retirar o exemplar na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima. O guia tem 35 páginas e um formato prático para carregar no bolso (10,5 cm x 15 cm). Sinalizado com as cores da classificação de risco, ele é autoexplicativo.

Nas páginas azuis, o guia traz informações sobre o atendimento básico: o que é, suas principais ações e quais são as unidades de referência para quem precisa desse tipo de atendimento. No caso, as 41 UBS e as três Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pela cidade.

Nas páginas verdes do guia estão as unidades de tratamento especializado. Aquelas em que, para ser atendido, o paciente precisa ter sido encaminhado por uma UBS ou USF. Entram nessa classificação 17 unidades, entre elas a Unidade de Especialidade de Saúde (UES), os Caps (Centro de Atenção Psicossocial), unidades de reabilitação, laboratório, Farmácia Cidadã, Projeto Casulo, Coas (Centro de Orientação e Apoio ao Soropositivo) e CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas).

As páginas amarelas explicam o que é urgência e quais situações se enquadram como tal. Também dá o endereço e telefone das sete UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) espalhadas pela cidade.

Quando se deve bater na porta de um hospital está explicado nas páginas vermelhas do guia, com os endereços dos hospitais: Hospital Clínicas Sul e Hospital Municipal. As páginas vermelhas também destacam o SAMU, com uma breve explicação de como utilizar o serviço e em que situações chamar.

O guia ainda traz informações sobre o que é a classificação de risco, que funciona em todas as UPAS e hospitais da cidade, quem são os agentes comunitários de saúde, o cartão SUS, o VemSer (programa municipal de combate às drogas) e uma relação dos serviços de apoio que a Saúde dispõe, como o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e o DRC (Departamento de Regulação e Controle) que é o antigo NAC.

“O guia “Bata na Porta Certa” é um material que fazia falta para a população. Afinal, nem todos têm habilidade com a internet para buscar as informações que precisa. Além disso, o guia é prático e pode ficar sempre à mão (em casa, na bolsa ou no carro) para futuras consultas”, disse o secretário de saúde.

Segundo ele, o objetivo é orientar a população a procurar o serviço adequado, dependendo do que está sentindo. Para isso, o guia dá uma noção do tamanho da rede e qual o papel de cada unidade. “Queremos que a população deixe de lado o hábito de procurar apenas as UPAS e hospitais, em toda e qualquer situação. Afinal, sãos as UBS que estão mais perto do usuário”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo