fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José recebe Revelando São Paulo no feriao do dia 9 de julho

Evento acontecerá no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
Evento acontecerá no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Tradicional Paulista do Vale do Paraíba vai começar no dia 8 de julho, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana), em São José dos Campos, com programação diversificada.

publicidade

A festa começa às 12h com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida vinda de Monteiro Lobato. A Imagem ficará até o dia 12 no local do evento. A partir das 18h, terá início o VIII Encontro Orquestras de Viola, que apresentará canções tradicionais do universo caipira. A entrada é gratuita.

No feriado, quinta-feira (9), as apresentações começam às 10h, com grupos de Itaóca – Trança-Fitas, Violonistas do Futuro, André Matheus e Gabriel, Ivan Rufino e Alex e Fandango de Tamancos. Em seguida, a partir das 11h30, o VIII Encontro Orquestras de Viola continua, com apresentação de diversos grupos.

Na sequência, a partir das 18h30, começa o XIV Encontro de São Gonçalo, seguido pelo XIII Encontro de Catira. A Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos encerra a programação do dia às 20h30.

Na sexta-feira (10), a programação de palco começa às 12h, com o XIII Encontro de Violeiros, que segue durante toda a tarde até as 18h, quando tem início a Conexão com o Sagrado, em que representantes de diversos segmentos religiosos se unem para agradecer, pedir pela paz e por um mundo melhor. Às 18h30, o Parque da Cidade vai se transformar em uma festa de São João, com as apresentações de quadrilhas de municípios do estado. O encerramento da programação será bem animado com a Quadrilha de Bonecões de Caçapava.

No sábado (11), a partir das 9h, ocorre o XIII Encontro de Folias de Reis. Em seguida, bonecões gigantes, cultura de algumas cidades do Vale do Paraíba, invadirão o Parque da Cidade durante o XIII Festival de Bonecos de Rua do Vale, animando adultos e crianças.

A programação continuará com o X Festival da Amizade, a partir das 12h, que terá a participação de grupos de dança folclórica étnica do Estado de São Paulo, representando diversas nações e culturas. Às 16h, o público poderá conhecer a Corrida de Cavalhada, uma representação que mostra a fé católica em uma guerra portuguesa do século 15.

Para finalizar, no domingo (12), o Festival da Cultura Tradicional Paulista se despede de São José dos Campos. A programação vai começar com a Corrida de Cavalhada, a partir das 9h. Às 10h, grupos de Congadas e Moçambiques, de diversas cidades do Estado de São Paulo, começam a se reunir para o XIV Congado do Vale do Paraíba.

O grupo Santa Cruz da Aldeia, de Carapicuíba, faz uma apresentação no palco do Festival, seguido pelos grupos de congada e Moçambique. Às 16h, a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida é levada ao palco para sua despedida e segue para o Santuário Nacional, em Aparecida. O encerramento será às 18h, com a apresentação do violeiro Jackson Ricarte e Convidados.

O evento
Idealizado pela Abaçai Cultura e Arte e realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Governo do Estado de São Paulo, o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional promove o encontro das mais diversas manifestações culturais do Estado de São Paulo, reunindo artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de cem municípios de diversas regiões do Estado, contemplando o universo de caipiras, caiçaras, piraquaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado.

A pluralidade da mesa paulista, assim como o artesanato, a música, o folclore e as danças tradicionais de várias regiões reúnem-se no mesmo espaço, em uma grande celebração da identidade cultural paulista.

PROGRAMAÇÃO

Dia 8 de julho (quarta-feira)
11h30
Cerimônia cívico-cultural

12h
Mãe Divina, Peregrina – Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Sra. Aparecida

13h
V Encontro de Bandas e Fanfarras

19h30
VIII Encontro Orquestras de Viola

9 de julho (quinta-feira)
11h
Contadores de Causos

11h30
VIII Encontro Orquestras de Viola (continuação)

14h
Roda de conversa sobre as Memórias do Barro

17h
XIV Encontro de São Gonçalo

18h
Queima de peças no forno do ateliê de artes plásticas

10 de julho (sexta-feira)
10h
Abertura do forno e entrega de certificado

12h
XIII Encontro de Violeiros

16h
III Tropeada

18h
Conexão com o Sagrado

11 de julho (sábado)
9h
XIII Encontro de Folias de Reis

13h
Entrada do Cortejo – XI Festival de Bonecos de Rua do Vale

16h
Corrida de Cavalhada

12 de julho – Domingo
9h
Corrida de Cavalhada – Parque da Cidade

10h
XIV Congado do Vale do Paraíba – Concentração: CEF Centro de Formação de Educadores

10h
Grupo Santa Cruz da Aldeia – Carapicuíba – Parque da Cidade

12h
Entrada festiva do Grande Cortejo no Parque da Cidade

16h
Despedida da Mãe Divina Peregrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo