fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José lança a campanha “Analfabetismo Zero”

Os interessados devem procurar uma das unidades que oferecem o curso ou ligar no telefone 156 da Prefeitura até o dia 3 de julho. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Os interessados devem procurar uma das unidades que oferecem o curso ou ligar no telefone 156 da Prefeitura até o dia 3 de julho. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos lança nesta segunda-feira (15) a campanha “Analfabetismo Zero”. O evento ocorrerá, a partir das 19h, no Centro de Formação do Educador ‘Professora Leny Bevilacqua’ (Avenida Olivo Gomes, 250), em Santana, região norte.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a população, a partir dos 15 anos de idade, a concluir o Ensino Fundamental por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que abre vagas a partir de segunda-feira (15) em 12 escolas municipais.

Os interessados devem procurar uma das unidades que oferecem o curso ou ligar no telefone 156 da Prefeitura até o dia 3 de julho. A lista das escolas está disponível no site (www.sjc.sp.gov.br), na página da Secretaria de Educação.

O curso é semestral e dividido em EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (do 6º ao 9º). As aulas são gratuitas e ministradas no período noturno.

O interesse pela EJA cresce a cada ano na rede municipal de ensino. O índice de alunos cursando a modalidade é 34% superior em comparação a 2012. Atualmente são 2.636 alunos entre as 12 escolas distribuídas entre todas as regiões da cidade.

Em São José dos Campos, segundo dados do último Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de analfabetismo estava em torno de 2,9%.

Segundo o secretário de Educação,  a proposta é incentivar os alunos evadidos, ou mesmo os que nunca tiveram oportunidade de acesso, para que retornem às salas de aula. “Nunca é tarde para voltar ou começar a estudar. Nossa meta é zerar o índice de analfabetismo no município”, afirmou.

A campanha vai reunir diversas ações junto à população, desde a participação dos alunos da rede como agentes multiplicadores junto a familiares, assim como uma busca ativa dos alunos da EJA evadidos da rede desde 2007.

Selo de Município Livre do Analfabetismo

São José dos Campos conquistou em 2014 o Selo “Município Livre do Analfabetismo”, que representa o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) de que a cidade superou o índice de alfabetização de mais de 96% da população. O certificado é resultado de um investimento permanente do Município na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na ocasião, o MEC contemplou 207 cidades brasileiras que cumpriram a meta estabelecida pelo Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A proposta é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, visando à universalização do ensino fundamental no país. A certificação do MEC foi baseada no censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo