fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José e China selam parceria de cooperação tecnológica

O entendimento ocorreu durante a visita de uma comitiva liderada pelo ministro de Ciência e Tecnologia chinês, Wan Gang, ao Parque Tecnológico. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
O entendimento ocorreu durante a visita de uma comitiva liderada pelo ministro de Ciência e Tecnologia chinês, Wan Gang, ao Parque Tecnológico. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)

São José dos Campos e o governo da China selaram neste sábado (20) uma parceria de cooperação tecnológica. O entendimento ocorreu durante a visita de uma comitiva liderada pelo ministro de Ciência e Tecnologia chinês, Wan Gang, ao Parque Tecnológico da cidade. O encontro mostrou que uma das áreas de interesse mútuo envolve o desenvolvimento e a produção de veículos elétricos.

publicidade

A delegação chinesa foi recebida pelo prefeito e pelo diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antônio Raupp, na presença do vice-prefeito e de vários secretários. Também participaram da reunião o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), José Raimundo Coelho e representantes da Boeing, da Embraer e da empresa chinesa BYD, líder mundial em produção de baterias e que também desenvolve veículos elétricos.

Durante a visita, a comitiva chinesa apresentou a política de parques tecnológicos do país e as perspectivas de cooperação com o Brasil. O diretor do Parque de São José mostrou a estrutura disponível em São José e a evolução tecnológica da cidade desde a década de 60, além de lembrar que a China já mantém uma parceria com a cidade, por meio do Inpe, na produção de satélites.

As apresentações demonstraram que há um interesse comum na área de veículos elétricos. A China é um dos países líderes no desenvolvimento de carros com essa tecnologia. Depois da reunião, o diretor do Parque Tecnológico e o prefeito puderam conhecer e dirigir um carro da BYD, acompanhados do ministro chinês.

“É um trabalho que vai além da produção de carros. Envolve todo um trabalho de pesquisa em tecnologia de energia limpa e renovável. Temos uma frota de 350 ônibus e cerca de mil veículos na Prefeitura, onde podemos aplicar esse conhecimento das empresas de base tecnológica”, explicou o prefeito.

A Prefeitura, por meio da Urbam, já tem um projeto para desenvolvimento de um carro elétrico para prestação de serviços públicos. O projeto, batizado de Muriqui, foi apresentado aos chineses durante a reunião.

“Nós temos várias trocas bilaterais profundas. Há interesse governamental de fazer negócios com vocês. Agora temos que escolher a direção correta dos projetos”, afirmou Wan Gang, antes de sinalizar que “muitas empresas chinesas têm grandes expectativas em relação a investimentos no Brasil.” O ministro chinês convidou o prefeito, o diretor do Parque e empresários locais a visitarem a China em setembro, quando será realizada uma conferência sobre parques tecnológicos no país.

“É de nosso total interesse estender cada vez mais essa parceria com a China, uma das maiores potências econômicas do mundo. E São José tem muito a oferecer em termos de infraestrutura, logística, mão de obra e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

“Já temos uma importante cooperação na área espacial, e queremos ampliar esta parceria para outros setores”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de São José dos Campos.

Brasil e China assinaram sexta-feira (19) em Brasília um memorando de entendimento (MdE) entre MCTI e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China (MOST) para cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na área de parques tecnológicos. “Este acordo constitui um marco legal para nossa colaboração tecnológica. Temos agora amparo para ações concretas”, finalizou Raupp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo