fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José apresenta o projeto básico do Mobi na segunda-feira

Com o Mobi, os ônibus vão trafegar em canaleta segregada e também serão construídas estações que permitam a cobrança externa. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Com o Mobi, os ônibus vão trafegar em canaleta segregada e também serão construídas estações que permitam a cobrança externa. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O projeto básico para a implantação do Mobi, sistema de transporte de massa com o uso do BRT (Bus Rapid Transit) em São José dos Campos, será apresentado nesta segunda-feira (29), às 14h, no auditório do 7º andar do Paço Municipal.

A cerimônia terá a presença do prefeito, representantes da Fusp (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo) e o arquiteto Ruy Ohtake, que colaborou com a Fusp no desenvolvimento do projeto e fará uma apresentação com o resultado do trabalho que será implantado nas ruas de São José.

Considerado um dos profissionais mais renomados e premiados do Brasil, Ohtake desenvolveu projetos como o do expresso Tiradentes e do monotrilho Morumbi, ambos na capital paulista. Há dois meses, durante o anúncio da parceria, o arquiteto afirmou que o Mobi será um “marco estético” para a cidade.

“Foi com muito entusiasmo que nós recebemos o convite para colaborar com a Fusp na elaboração do projeto Mobi, o BRT de São José dos Campos. A importância do projeto é desnecessário ressaltar, porque vai beneficiar de imediato toda a população que utiliza o transporte coletivo”, disse o arquiteto na oportunidade.

Mobi

Com o Mobi, os ônibus vão trafegar em canaleta segregada, com uma extensão aproximada de 51 Km em todas as regiões da cidade. Também serão construídas estações que permitam a cobrança externa, para tornar mais rápido o acesso dos passageiros e aumentar a velocidade operacional.

O sistema conta ainda com monitoramento centralizado, ônibus com GPS, semáforos inteligentes para passagem preferencial aos coletivos, integração com o sistema de transporte público e informações em tempo real ao usuário. Esse sistema tem sido adotado em cidades de médio porte para o transporte rápido de massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo