fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda: programação de aniversário tem início no dia 1º de julho

Exposição “Pindá dos Índios a Pindamonhangaba da República”, estará aberta ao público no museu. (foto: Divulgação/PMP)
Exposição “Pindá dos Índios a Pindamonhangaba da República”, estará aberta ao público no museu. (foto: Divulgação/PMP)

Pindamonhangaba comemora 310 anos de emancipação político-administrativa com diversos eventos, todos gratuitos, a partir do dia 1º de julho. Exposições, shows, saraus, inaugurações, resgate da memória, intervenções artísticas, eventos esportivos e muito mais marcam a programação de aniversário da cidade, neste ano.

publicidade

A população pode acompanhar toda a programação, que estará disponível no site oficial da Prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br) a partir do dia 1º de julho. O prefeito de Pindamonhangaba convida a todos para prestigiar os eventos comemorativos. “Estamos preparando uma programação especial para os 310 anos da cidade, com eventos diversificados, para que a população possa participar e comemorar essa data tão importante do nosso município”, destacou.

Primeiros eventos
A quarta-feira (1º) será recheada de eventos. Às 9 horas, será realizado o evento de abertura da exposição “Pindamonhangaba em fotos antigas”, com material de acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. A exposição será no espaço cultural no saguão da Prefeitura, e seguirá até o dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A personagem FantasMaria estará nos corredores da sede do Executivo, interagindo com a população.

Ainda na quarta-feira, às 14 horas, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina faz a abertura da exposição “Pindá dos Índios a Pindamonhangaba da República”, no andar superior, também com a presença da personagem FantasMaria, que contará a história da cidade e de seus filhos ilustres, de maneira lúdica e interativa. A mostra segue até o final de julho, com visitação de terça-feira a domingo, sendo de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 13 às 18 horas.

Encerrando o dia 1º de julho, o Palacete 10 de Julho faz a abertura de duas exposições: às 18h30, “Transmissão”, de André Yassuda, que conta um pouco da história da imigração japonesa na cidade e, na sequência, “Portal para o passado”, com obras de Alberto Marcondes, mesclando imagens de Pinda antiga e atual. A apresentação de Muzak, a partir das 20 horas, encerra as atividades do dia, com músicas de temática regional e sobre a cidade. Essas exposições também permanecerão abertas ao público até o dia 31 de julho e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Próximos eventos
Após a programação de quarta-feira (1º), os próximos eventos da agenda de comemorações serão no sábado (4). Das 9 às 13 horas, a Praça Monsenhor Marcondes recebe o Pinda em Cena: Arte na Rua, com teatro, música, dança e artes plásticas, apresentadas pelos artistas de Pindamonhangaba. No mesmo dia, às 16 horas, o Bosque da Princesa recebe o Sarau de Histórias, com autores de livros, músicos, bandas, artistas e performances, sempre com o tema ‘Pindamonhangaba’. Às 18 horas, o Espaço Cultural Teatro Galpão sedia a premiação do XXV Concurso Nacional e Internacional de Trovas e do XXI Juventrovas – Concurso Estudantil.

No domingo (5), o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina exibe os documentários “Memória Viva”, durante o dia todo. Na parte da tarde, das 14 às 17 horas, o Bosque da Princesa recebe mais uma edição do Pinda em Cena.

Parque da Cidade recebe palco para shows
Atenta em oferecer cada vez mais infraestrutura para os eventos de aniversário do município, a Prefeitura de Pindamonhangaba está finalizando a construção de um palco permanente no Parque da Cidade, para receber shows entre os dias 8 e 12 de julho.

Prefeitura de Pindamonhangaba está finalizando a construção de um palco permanente no Parque da Cidade, para receber shows entre os dias 8 e 12 de julho. (Foto: Divulgação/PMP)
Prefeitura de Pindamonhangaba está finalizando a construção de um palco permanente no Parque da Cidade, para receber shows entre os dias 8 e 12 de julho. (Foto: Divulgação/PMP)

Serão 400 m² de área construída, contendo três camarins e sanitários, em base de alvenaria e com cobertura tipo geospace. A intenção é equipar o Parque da Cidade de maneira que possa receber, a partir daí, atividades e shows, firmando-se como o grande centro de eventos local.

O prefeito de Pindamonhangaba está acompanhando as obras. “Com a estrutura adequada, ofereceremos um local ideal para a realização de shows e outras atividades artísticas, beneficiando toda a população, movimentando o Parque da Cidade durante o ano todo, e ainda levando economia para os cofres públicos, já que a estrutura não precisará mais ser locada. Será um grande presente para a população de Pindamonhangaba e um marco na estruturação do Parque da Cidade”, afirmou o prefeito.

Programação da semana

1 de julho – quarta-feira
9h – Abertura da exposição “Pindamonhangaba em fotos antigas” (acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina) – no saguão da Prefeitura, com a personagem FantasMaria. Aberto até o dia 31 de julho.
14h – Abertura da exposição “Pindá dos Índios a Pindamonhangaba da República”, no andar superior do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, com a personagem FantasMaria. Até o dia 31 de julho.
18h30 – Abertura da exposição “Transmissão”, de André Yassuda, no Palacete 10 de Julho. Até o dia 31 de julho.
19h30 – Abertura da exposição “Portal para o passado”, de Alberto Marcondes, no Palacete 10 de Julho. Até o dia 31 de julho.
20h – Muzak no Palacete 10 de Julho

2 de julho – quinta-feira
10h – Inauguração das novas instalações do Caps Álcool e Drogas e da Casa de Triagem, no Parque das Nações

4 de julho – sábado
9h às 13h – Pinda em Cena: Arte na Rua – Praça Monsenhor Marcondes
16h – Sarau de Histórias no Bosque da Princesa.
18h – Premiação do XXV Concurso Nacional e Internacional de Trovas e XXI Juventrovas – Concurso Estudantil – no Espaço Cultural Teatro Galpão

5 de julho – domingo
13h às 18h – Exibição de Memória Viva, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina
14h às 17h – Pinda em Cena: Arte na Rua – Bosque da Princesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo