fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Parque em São Paulo recebe reproduções de obras de Portinari

Na imagem, a obra Meninos Brincando (1955). (Imagem de divulgação)
Na imagem, a obra Meninos Brincando (1955). (Imagem de divulgação)

Reproduções em tamanho real das obras do artista brasileiro Candido Portinari serão inauguradas amanhã (30), na capital paulista. As 12 obras produzidas em porcelanato poderão ser apreciadas no Parque Urbano Candido Portinari, na zona oeste, onde ficarão expostas de forma permanente.

publicidade

Segundo Eduardo Scoco, gerente de marketing da ViaRosa Porcelanato, empresa que confeccionou parte das reproduções, as pinturas escolhidas remetem à infância, temática que combina com o principal público frequentador do parque. “O curador das obras é o filho de Portinari, João Candido Portinari, que fez essa escolha por se tratar de um parque onde vão muitas crianças. Ele resolveu buscar essas obras que são mais lúdicas para decorar o parque”, disse.

O projeto recebeu o nome de Mundo de Candinho: “Pensando no grande amor que Portinari dedicava às crianças, elegemos o tema da infância para decorar este espaço que, naturalmente, será frequentado por meninos e meninas que se verão retratados pelo artista”, disse Scoco.

O Mundo de Candinho é um convite para um passeio lúdico à cultura brasileira, passando pelo universo infantil de menino do interior: as delícias de cavalgar entre os pés de café das fazendas de Brodowski [terra natal de Portinari], de brincar de gude, pião, ioiô, de amarelinha, de pique e de pular carniça, entre tantos folguedos próprios daquela época”, declarou o filho do artista, João Candido Portinari.

Foram feitas recriações das obras Papa-Vento (1956), Menino Soltando Pipas (1938), Denise com Gato (1960), Denise a Cavalo (1960), Palhacinhos na Gangorra (1957), Meninos com Carneiro (1955), Meninos Brincando (1955), Meninos Brincando (1958), Meninos com Carneiro (1954), Meninos Soltando Pipas (1959), Dança de Rodas (1955) e Meninos no Balanço (1055).

“Conseguimos as imagens originais em alta definição e reproduzimos com impressão digital no porcelanato. Essa técnica é o que tem de mais moderno para revestimento de porcelanato. A gente consegue pegar qualquer tipo de desenho, seja na tela de pintura, um mármore, numa superfície de madeira, agente consegue captar numa fotografia e transformar em imagem, para transpor numa superfície de porcelanato”, explica Eduardo Scoco.

O Parque Urbano Cândido Portinari está localizado na Avenida Queirós Filho, 1.365, ao lado do Parque Villa-Lobos. O parque abre diariamente das 5h30 às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo