fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Neymar é suspenso por quatro jogos e não joga mais a Copa América

Neymar está fora da Copa América. (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)
Neymar está fora da Copa América. (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)
Protagonista de uma confusão com jogadores colombianos depois do apito final do árbitro chileno Enrique Osses, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América, Neymar terá que cumprir suspensão de quatro jogos. A decisão é do Tribunal Disciplinar da Conmebol, que se reuniu nesta sexta-feira (19) para julgar a expulsão e a reação do capitão da Seleção dentro e fora de campo. Se a punição for mantida, o atacante não poderá mais jogar a Copa América, já que está fora do jogo contra a Venezuela, no próximo domingo, e também perderá as quartas de final, semifinal e final ou disputa de terceiro lugar, se o Brasil avançar na competição. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda pode recorrer ao Comitê de Apelações, que é presidido pelo equatoriano Guillermo Saltos.

Decretada a derrota do Brasil para a Colômbia, já com a partida encerrada, Neymar acertou uma bolada em cima do lateral colombiano Armero. O zagueiro Murillo abordou o camisa 10 do Brasil, mas acabou levando uma cabeçada. A agressão rendeu gancho de três jogos a Neymar, pena mínima que o jogador pegará se a CBF conseguir reverter a decisão. O árbitro puniu Neymar com o cartão vermelho, mas ele não parou aí: segundo relato do delegado da partida, o jogador hostilizou Osses com puxões de camisa e palavrões no túnel que dá acesso aos vestiários do estádio. O atacante teria esperado o árbitro deixar o campo para abordá-lo de maneira agressiva.

Segundo membros do tribunal que participaram do julgamento, a cobrança exagerada em cima do árbitro teria agravado a situação de Neymar perante o comitê. A súmula da partida, imagens, depoimentos de testemunhas e a defesa apresentada pela CBF, que argumentou que Neymar ficou bastante irritado com a forma com que a arbitragem conduziu a partida, foram levadas em consideração para se chegar à medida disciplinar. Além da punição das quatro partidas, o craque brasileiro também foi multado em 10 mil dólares.

Se o Brasil for eliminado da Copa América antes que a punição imposta a Neymar seja cumprida, Neymar estará suspenso de jogos da edição comemorativa dos cem anos da Copa América, que será disputada em 2016, e não de jogos das eliminatorias para a Copa do Mundo de 2018.

Antes de receber o vermelho direto, Neymar já havia recebido seu segundo cartão amarelo na competição, o que o impediria de jogar contra a Venezuela. Pelo regulamento da Copa América, ele teria que cumprir suspensão por dois jogos, acumulando as suspensões. Mas a Conmebol anunciou, na quinta-feira, que Neymar estava afastado por apenas um jogo e seria julgado pelo Tribunal Disciplinar, que decidiria a punição cabível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo