fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Copa do Mundo de futebol feminino 2015 começa no Canadá

Agora, é a vez delas jogarem pelo título de campeãs do mundo: a Copa do Mundo feminina começa neste sábado (6), no Canadá, com 24 seleções na disputa. A sétima edição do Mundial de futebol feminino, que será transmitida pela TV Brasil, será a maior Copa do Mundo da história do futebol feminino, com número recorde de participantes, além da inserção das oitavas de final como primeira eliminatória. As anfitriãs canadenses fazem o jogo de abertura contra a China às 19h (horário de Brasília). A final está marcada para o dia 5 de julho, às 20h, no BC Place Stadium, em Vancouver.

Seleção Brasileira fará sua estreia no dia 9, contra a Coréia. (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF (26/09/2014))
Seleção Brasileira fará sua estreia no dia 9, contra a Coréia. (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF (26/09/2014))

BRASIL
A Seleção Brasileira etá no Grupo E da competição, junto com Coréia, Espanha e Costa Rica. A estréia das brasileiras será no dia 9, contra a Coréia, em partida marca para ter início às 19 horas (horário local).
 
Depois o Brasil volta a jogar no dia 13, às 16 horas, contra a Espanha e finaliza sua participação na fase de classificação no dia 17, contra a Costa Rica, em jogo marcado para às 20 horas.

publicidade

De sábado até o dia da grande decisão, serão 52 jogos, com 36 partidas na primeira fase e 16 na fase eliminatória. As 24 seleções estão divididas em seis grupos, do A ao F. Elas se enfrentam em turno único dentro das chaves. Avançam para as oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados. A partir daí, é mata-mata: as vencedoras de cada jogo vão para a próxima fase, enquanto as perdedoras estão eliminadas.

A Europa é o continente com maior número de representantes, com oito seleções (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Suécia e Suíça). Em seguida vem a América, com quatro times da Concacaf (Costa Rica, Estados Unidos, México e o Canadá, país-sede) e três da Conmebol (Brasil, Colômbia e Equador). O futebol feminino asiático traz a China, Coreia do Sul, Japão e Tailândia. Da África vem a Costa do Marfim, Camarões e Nigéria. Austrália e Nova Zelândia são os times classificados da Oceania.

As primeiras edições do Mundial começaram com 12 times. Em 1999, decidiu-se pelo aumento para 16 seleções, número que se manteve até a Copa passada, em 2011, na Alemanha. Neste ano, oito times fazem sua estreia em Copas do Mundo – o que dá um terço das equipes participantes: são eles Camarões, Costa Rica, Costa do Marfim, Equador, Holanda, Espanha, Suíça e Tailândia.

As japonesas são as atuais campeãs mundiais: elas levantaram sua primeira taça em 2011, depois de superar as norte-americanas nos pênaltis. Potências do futebol feminino, a Alemanha e os Estados Unidos dividem o posto de maiores vencedoras do torneio, com dois títulos cada. A seleção alemã ficou com o caneco em 2003 e 2007 e a norte-americana, em 1991 e 1999. A Noruega (1995) completa o rol das campeãs mundiais.

Seis estádios canadenses foram escolhidos como palco dos jogos da Copa: o Commonwealth Stadium, em Edmonton, vai receber 11 jogos. O estádio Olímpico de Montreal, o Lansdowne Stadium, em Ottawa e o B.C. Place Stadium, em Vancouver, receberão nove jogos cada. Sete partidas acontecerão no Winnipeg Stadium, em Winnipeg, mesmo número de jogos que serão realizados no Moncton Stadium, em Moncton.

Esse é o terceiro torneio de futebol feminino que o Canadá recebe: o Mundial sub-19, em 2002, e a Copa do Mundo sub-20, no ano passado, também foram realizados no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo