fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caçapava nos preparativos para a tradicional procissão de Corpus Christi

Este ano, a previsão é de que sejam confeccionados 3 mil metros de tapete. O trabalho vai ser feito por 1,5 mil voluntários. (Foto: Divulgação/PMC)
Este ano, a previsão é de que sejam confeccionados 3 mil metros de tapete. O trabalho vai ser feito por 1,5 mil voluntários. (Foto: Divulgação/PMC)

As ruas da região central de Caçapava por onde vão passar a procissão de Corpus Christi vão ser interditadas a partir das 21h desta quarta-feira, dia 3. A interdição será necessária para a confecção dos tapetes de areia colorida que vão enfeitar a cidade para a celebração de Corpus Christi, que acontece na quinta-feira, 4. A interdição vai ser feita pela secretaria municipal de defesa e mobilidade urbana.

Este ano, a previsão é de que sejam confeccionados 3 mil metros de tapete. O trabalho vai ser feito por 1,5 mil voluntários.

Os organizadores da Festa de Corpus Christi solicitam que os moradores das ruas São Bento, Santo Antonio, avenidas Vera Cruz e avenidas Brasil, Ladeira São José, ruas Marquês do Herval e Capitão Carlos de Moura se programem para evitar transtornos com a interdição. As pessoas devem retirar caçambas e veículos estacionados por essas ruas.

A procissão sairá do Santuário de Santo Antonio, na Vera Cruz, na quinta-feira, às 17h e segue até o Campo do Padre, Vila Pantaleão, onde haverá missa com o Padre Rodrigo Natal.

A tradição de enfeitar as ruas em Caçapava começou no início dos anos 60 e a cidade passou a ser referência, ultrapassando o Estado de São Paulo. A festa é conhecida pelos tapetes confeccionados por fiéis da igreja católica que utilizam areia tingida, pó de café reusado, serragem, tampinhas de garrafa cobertas com papel metalizado, entre outros artigos de decoração e material reciclável.

Desde os anos 60, quando os moradores da rua Marquês do Herval aperfeiçoaram os tapetes com folhas e flores sobrepostas, as ruas fizeram sucesso e as cidades vizinhas começaram a confeccionar os mesmos tapetes, seguindo a tradição religiosa de Caçapava.

O trabalho, que é feito na noite anterior e na madrugada quem antecede o feriado Corpus Christi, é apreciado por turistas de cidades vizinhas desde o amanhecer até o horário em que é realizada a procissão.

História – A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando o desejo de que o Mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

A festa de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

A celebração foi insituída oficialmente pelo Papa Urbano IV em 1264 com três finalidades: honrar Jesus Cristo, pedir perdão ao sofrimento imposto a Ele e protestar contra os que negavam a presença de Cristo na hóstia sagrada.

No Brasil – Criada na Idade Média, o Corpus Christi teve forte influência durante a monarquia portuguesa na Idade Moderna. No Brasil, a festa religiosa foi introduzida pelos colonizadores portugueses. A confecção de tapetes, com características do Barroco, começou em Minas Gerais e depois se espalhou para todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo