Jacareí Basketball é bicampeão do Paulista da Série A1

Jogadores, comissão técnica e o mascote do time comemoram o bicampeonato do Jacareí Basketball no ginásio do EducaMais Centro. (Foto: Valter Pereira/PMJ)
Jogadores, comissão técnica e o mascote do time comemoram o bicampeonato do Jacareí Basketball no ginásio do EducaMais Centro. (Foto: Valter Pereira/PMJ)

O Jacareí Basketball confirmou o favoritismo e sagrou-se bicampeão paulista da Série A-1 ao vencer o América de Rio Preto por 80 a 62 na final, disputada no domingo (14), no ginásio do EducaMais Centro, em Jacareí. No jogo preliminar de domingo, que definiu o terceiro e o quarto colocados, o Internacional de Santos bateu o Santo André e ficou em terceiro lugar.

publicidade

O agente de processos de negócios, Guilherme Moraes de Oliveira, 21 anos, era um dos torcedores e aficionados pelo basquete que ajudou a encher o ginásio do EducaMais Centro para prestigiar o time da cidade. “Acompanhei o Jacareí Baketball em toda essa temporada, assisti a todos os jogos aqui no EducaMais Centro, então estou muito feliz com a conquista”, disse. “Acho muito bom para a cidade, que já foi potência do basquete no passado, promover agora o resgate dessa modalidade que já tem tradição aqui”, disse. “Espero que o projeto tenha continuidade e que o time siga evoluindo, para que um dia, quem sabe, possamos disputar o NBB”, completou o torcedor, referindo-se ao “Novo Basquete Brasil”, a primeira divisão nacional da modalidade.

Giliane Reis Aguiar, 24 anos, operadora de telemarketing, também foi assistir à final e saiu satisfeita do ginásio. “Foi muito emocionante acompanhar essa vitória, a torcida estava bem animada e acho que ajudou muito o time a vencer os dois jogos desse quadrangular”, comentou.

Jacareí garantiu o direito de sediar a disputa do quadrangular final por ter ficado em primeiro lugar na fase classificatória, em que o time teve uma campanha de 11 vitórias em 12 jogos. Considerando-se as duas vitórias obtidas no quadrangular final, a equipe do Vale teve portanto uma campanha de 14 jogos e 13 vitórias. A única derrota foi justamente para o vice-campeão, o América, em Rio Preto, durante o segundo turno da fase de classificação.

No sábado (13) o América de Rio Preto venceu o Internacional de Santos e Jacareí derrotou o Santo André, que havia se classificado em quarto lugar par o quadrangular final. O jogo contra Santo André, sábado, foi até mais difícil que a final de domingo, contra o América. Ao final do primeiro tempo de jogo o placar era de 42 a 37 para o time do ABC Paulista, mas Jacareí soube aproveitar a vantagem de jogar em casa, diante de sua torcida, e buscou a virada, fechando o placar em 82 a 74 para o time da casa.

Para o técnico do Jacareí, Deco Barreto, a conquista do bicampeonato foi “a vitória da união e da raça”. “Nosso grupo é muito bem fechado, unido e aguerrido; prova disso foi a campanha que tivemos”, disse. “Diferentemente de muitas equipes de basquete hoje em dia, nós não temos um jogador principal, um ‘astro’ em torno do qual joga o resto do time”, continuou Deco. “No Jacareí Basketball todos os jogadores têm igual importância: tanto que os cestinhas do time nunca são os mesmos e variam a cada jogo”, completou.

O time do Jacareí Basketball bicampeão paulista da série A-1 é composto pelos armadores Robinho e Taquá, pelos alas Paulo Nery, Lima, Piauí e Miguel, pelos alas pivôs Irving e Pajé, e pelos pivôs Renato, Daniel Filé e Adriano Machado, todos sob o comando do técnico Deco Barreto.

Outros desafios – O Jacareí Basketball mal terá tempo para comemorar o título da Série A-1 do Paulista, porque já se prepara para disputar a Super Copa Brasil, da CBB (Confederação Brasileira de Basketball), que será realizada de 22 a 28 de junho, em Brusque (SC). A delegação jacareiense embarca já no próximo sábado (20).

Além de Jacareí, vão participar outros nove times: Associação Desportiva de Brusque (SC), Liga Desportiva de Ponta Grossa (PR), Academia TBJ (BA); Esporte Clube Vitória (BA), Moto Clube (MA), Paysandu Sport Club (PA), Internacional de Santos (SP), Filadélfia Basquete (DF) e Clube Social Unidade Vizinhança (DF).

Os dois primeiros colocados garantem vaga na Liga Ouro 2016, torneio que concede ao campeão o direito de disputar o NBB (Novo Basquete Brasil), elite do basquete nacional.

Jacareí está no grupo A, junto com Brusque, Clube Vizinhança, Paysandu e TBJ e estreia dia 22 de junho, uma segunda-feira, contra Paysandu. No grupo B estão Santos, Moto Clube, Filadélfia, Ponta Grossa e Vitória.

Independentemente do resultado da Série A-1 esse ano, Jacareí já tem sua vaga garantida na Série Especial, elite do Basquete Paulista, que será disputada no segundo semestre. Isso porque no ano passado a equipe também foi campeã da divisão de acesso, vencendo Osasco no playoff final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo