fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José realiza encontro sobre políticas de igualdade racial

O objetivo da jornada é debater e analisar os avanços das políticas públicas de promoção da igualdade racial, voltadas para os direitos dos indivíduos e grupos raciais e étnicos. (Foto: Divulgação/PMSJC)
O objetivo da jornada é debater e analisar os avanços das políticas públicas de promoção da igualdade racial, voltadas para os direitos dos indivíduos e grupos raciais e étnicos. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realiza a partir desta quarta-feira (13) a III Jornada de Diálogos da Cidadania para a Construção de Políticas Públicas para Igualdade Racial. O evento, que segue até o sábado (16), terá atividades de cultura afro-brasileira, debates, diálogos e palestras.

O objetivo da jornada é debater e analisar os avanços das políticas públicas de promoção da igualdade racial, voltadas para os direitos dos indivíduos e grupos raciais e étnicos, com ênfase na população negra, afetados por discriminação racial e demais formas de intolerância.

O encontro também tem como foco a análise da situação do negro nesses 128 anos após a abolição da escravatura, assinada em 13 de maio de 1888. Além disso, a meta é propor novos desafios à sociedade e ao poder público para o enfrentamento do preconceito e da discriminação.

Entre os palestrantes estão autoridades nacionais e ativistas, como Oswaldo Justino e Donizete Eugênio, Ramatis Jacino, Nuno Coelho, Osmar Teixeira Gaspar, Luiz Lima, Padre Thiago Dias e Fillipo Almeida.

Ainda na Jornada de Diálogos, o Conselho Municipal de Igualdade Racial de São José dos Campos tomará posse e iniciará os trabalhos de deliberação, articulação e proposição de políticas públicas que promovam a igualdade das raças na cidade.

A atividade é promovida pelo Departamento de Igualdade Racial da Secretaria de Promoção da Cidadania, é aberta ao público, com entrada é gratuita. Para participar não é necessário fazer inscrição. Mais informações: 3932-8614.

Programação

Quarta-feira (13)

Secretaria de Promoção da Cidadania (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América)

8h

Abertura Oficial

Apresentação Cultural de Jongo – Mistura da Raça

8h30

Debate Mídias e Racismo

Participação especial: Oswaldo Justino (Jornalista e Escritor) e Donizete Eugênio (Jornalista e Radialista – Rádio Mensagem)

Quinta-feira (14)

Secretaria de Promoção da Cidadania – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

8h

Palestra e debate: Avanços e Desafios das Políticas de Ações Afirmativas no Brasil, nos 12 anos de criação da SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Participação especial: Ramatis Jacino (Professor, Mestre e Doutor em História Econômica – USP e escritor) e Nuno Coelho (Coordenador nacional dos APN’s e membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR)

11h

Lançamento do livro “A transição e a exclusão”, do escritor Ramatis Jacino (Professor, Mestre e Doutor em História Econômica – USP) – Editora Nefetiti

14h

Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade)

Palestra Raça Etnia: Políticas Públicas

Participação especial: Departamento de Igualdade Racial – Secretaria de Promoção da Cidadania

19h

Casa do Idoso Sul (Avenida Andrômeda, 2.601 – Bosque dos Eucaliptos)

Debate: Redução da maioridade penal

Participação especial: Osmar Teixeira Gaspar (Doutorando no Programa Direito da faculdade e representante da Educafro), Dr. Luiz Lima (Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB – SJC), Padre Thiago Dias (Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Diocese de São José dos Campos) e Filippo Almeida Silva Leite (Ativista dos Direitos humanos de Adolescentes e Jovens)

Sexta-feira (15)

Secretaria de Promoção da Cidadania – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

19h

Posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial

Sábado (16)

EMEI Professora Lourdes de Oliveira Mendes (Rua Rio Una, 484/488 – Jardim Pararangaba)

Diálogos sobre a auto-estima

Participação especial: Departamento de Igualdade Racial / Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres – Secretaria de Promoção da Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo