fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José realiza cerimônia das obras do Cine Teatro Benedito Alves

Com aproximadamente 1.300 metros quadrados e capacidade para 270 pessoas, a obra terá espaço para projeção de filmes e apresentação de espetáculos teatrais, de dança e shows musicais. (Foto: Arte/PMSJC)
Com aproximadamente 1.300 metros quadrados e capacidade para 270 pessoas, a obra terá espaço para projeção de filmes e apresentação de espetáculos teatrais, de dança e shows musicais. (Foto: Arte/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realiza neste sábado (23), às 10h, a cerimônia de início das obras de revitalização do Cine Teatro Benedito Alves da Silva. O evento será em frente ao prédio que fica na Avenida São José, 939, na região central da cidade.

As obras estarão sob responsabilidade da Construtora Morais Correa Ltda. – Me, empresa que venceu a licitação pública e já assinou o contrato. O prazo dos serviços de revitalização será de 12 meses, com investimento R$ 2.234.916,66, valor quase 22% menor que o previsto em licitação.

No ato deste sábado (23), que celebra a nova etapa no processo de reabertura do Cine Teatro, haverá apresentações da Banda de Santana, do Grupo Síndrome Hip Hop, da Associação Síndrome de Down, Congada com o grupo Filhos de N’Zambi e declamações de poemas com Zenilda Lua.

Com aproximadamente 1.300 metros quadrados e capacidade para 270 pessoas, a obra terá espaço para projeção de filmes e apresentação de espetáculos teatrais, de dança e shows musicais. Além disso, está prevista a construção de um anexo, que terá uma galeria de artes, área para café, entre outros espaços.

A licitação para esta revitalização foi aberta em dezembro, após a conclusão do projeto executivo, elaborado pela Pauliceia Arquitetura, Restauro e Projetos Culturais Ltda., empresa que recuperou o prédio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, entre outros.

O Cine Benedito Alves teve elementos preservados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac), sendo enquadrado no nível Elementos de Preservação (EP 2), que permite a restauração do patrimônio, uma vez que se preservem as características básicas e principais.

Entre alguns dos elementos que serão preservados estão a fachada externa, o ladrilho hidráulico do andar superior, a boca de cena, as colunas laterais.

Construído entre os anos de 1946 e 1950 por iniciativa da paróquia São José, o Cine Teatro Benedito Alves da Silva foi concebido para ser salão paroquial. O local foi utilizado para diversas atividades culturais, principalmente a apresentação de espetáculos teatrais, de dança e projeções cinematográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo