fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Museu Vivo terá técnicas tradicionais de construção, bolo de milho e música

Saberes e fazeres da cultura popular local voltam a ser destaque no Museu do Folclore de São José dos Campos neste domingo, dia 31. (Foto: Ciete Silvério/PMSJC)
Saberes e fazeres da cultura popular local voltam a ser destaque no Museu do Folclore de São José dos Campos neste domingo, dia 31. (Foto: Ciete Silvério/PMSJC)

Os saberes e fazeres da cultura popular local voltam a ser destaque no Museu do Folclore de São José dos Campos neste domingo (31), a partir das 14h, em mais uma edição do Projeto Museu Vivo. José Donizetti, Maria Nanci Silva e a dupla de violeiros Minuano e Hawai (Benedito Moreira e José Ramos) são os convidados para demonstrar o conhecimento que têm sobre a cultura popular.

A atividade, aberta ao público, é na área externa do museu, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). Durante este período, as pessoas que desejarem também podem visitar a exposição permanente do museu.

José Donizetti (53 anos), mais conhecido como Biscuit, já participou da edição do ‘Museu Vivo’ em 22 de fevereiro, mostrando seu conhecimento sobre técnicas tradicionais de construção. Na oportunidade, ele construiu uma parede utilizando técnica do pau-a-pique, que tem em sua estrutura bambu, barro comum e barro branco (tabatinga). No domingo, ele vai construir uma cobertura de sapê nesta parede e revesti-la com barro misturado em esterco.

Maria Nanci Silva, mineira de Conceição das Pedras, participa do ‘Museu Vivo’ pela primeira vez e vai demonstrar seu conhecimento na culinária, fazendo um bolo de milho com queijo, que aprendeu com sua mãe, quando ainda morava na roça e sobrava tempo.

Os violeiros Benedito Moreira e José Ramos formam a dupla Minuano e Hawai; e também já participaram do ‘Museu Vivo’ outras vezes. Eles tocam juntos há oito anos, quando se conheceram por acaso. No domingo, eles vão mostrar um pouco do talento musical no que chamam de ‘sertanejo regional’ do Vale do Paraíba.

A coordenação do Projeto Museu Vivo é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) para gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo