fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José inaugura primeiro totem turístico interativo da região

A exposição do totem turístico será de um mês, a partir desta sexta-feira (15) até do dia 15 de junho, no Vale Sul Shopping. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
A exposição do totem turístico será de um mês, a partir desta sexta-feira (15) até do dia 15 de junho, no Vale Sul Shopping. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Conhecida como cidade da tecnologia, São José dos Campos inova mais uma vez e inaugura um totem interativo para o desenvolvimento do turismo. Esta é a primeira vez que uma prefeitura do Vale do Paraíba realiza oficialmente um trabalho voltado para o setor.

A exposição do totem turístico será de um mês, a partir desta sexta-feira (15) até do dia 15 de junho, no Vale Sul Shopping. O totem traz informações sobre atrativos turísticos, mapas interativos, eventos, vídeos, curiosidades sobre a cidade e os distritos. Faz também uma apresentação sobre São Francisco Xavier e o mais importante, facilita a vida de turistas e munícipes que precisam de informações relevantes sobre o turismo da cidade.

Com isso, haverá uma maior interação dos visitantes com os atrativos turísticos, integrando os ambientes digitais ao cotidiano dos turistas. Hoje, o novo turista se utiliza das mídias móveis, como smartphones e tabletes, compartilhando a experiência durante e depois da visita. O totem turístico vem ao encontro desta nova necessidade.

A tecnologia do totem interativo foi desenvolvida por uma agência digital joseense, a Tec Triade Brasil/Go Touch, em parceria com o governo municipal, que forneceu os conteúdos para o desenvolvimento de estratégias e aplicações da tecnologia para a melhoria da divulgação do turismo.

Vale a pena saber que o totem interativo é um projeto difundido em diversos países desenvolvidos e em algumas cidades turísticas do Brasil.

O projeto

O projeto será composto por tela interativa touchscreen de 60 polegadas, dois tablets para realização de pesquisa sobre turismo e ainda, uma outra tela touchscreen de 60 polegadas com aplicativo faceshow, que possibilita tirar fotos em pontos turísticos, que podem ser publicadas no facebook da Prefeitura, por exemplo.

Com relação à pesquisa digital, o objetivo é obter indicadores para políticas de desenvolvimento do turismo, sendo possível mensurar automaticamente os resultados e identificar padrões de comportamentos que possibilitarão um planejamento e um fortalecimento da economia gerada pelo Turismo.

A pesquisa será aplicada pela Tec Triade Brasil/Go Touch e será realizada via tablete. Todos que participarem da pesquisa ganharão descontos em pousadas de São Francisco Xavier, indicadas e de responsabilidade da empresa digital.

Outra boa notícia é que o totem turístico pode ter melhoria contínua futuramente tanto no conteúdo e formato quanto na apresentação, como por exemplo poderão ser inseridos dados como previsão do tempo, traçar rotas, horários e linhas de ônibus entre outras funções.

O projeto do totem turístico é uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Turismo, COMTUR, São José Convention & Bureau e a empresa joseense Tec Triade Brasil/Go Touch.

A Economia do Turismo

São José dos Campos vive um momento de profunda transformação. A cidade cresceu, o número de suítes nos hotéis triplicou, além de ter um aeroporto modernizado.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a cidade é a 25ª em qualidade de vida, sendo que mais de 60% do território do município é Área de Proteção Ambiental.

Além destes pontos positivos, São José dos Campos tem a grande vantagem da vocação para o turismo de negócios, que traz maior valor de investimentos para a cidade.

Segundo a Embratur, o turista que viaja a negócios gasta diariamente o dobro do turista que viaja a lazer, cerca de U$ 150. O turismo é composto por 52 segmentos da economia e cada dólar investido no setor resulta em seis de retorno.

No Vale do Paraíba, a última pesquisa, realizada em 2010, aponta que a região recebeu 41 milhões de turistas.

O Vale do Paraíba e São José dos Campos são consideradas umas das principais áreas de turismo no Brasil pela Embratur. Principalmente, por pela localização entre os dois maiores emissores e receptores de turismo na América Latina: São Paulo e Rio de Janeiro.

Além dos visitantes estrangeiros, São José dos Campos atende hoje, diretamente turistas vindos de um raio de 100 km, de 89 cidades. São pessoas que praticam aqui, o turismo de um dia e que consomem turismo hospitalar, acadêmico, de serviços, varejo, corporativo, entretenimento.

São José dos Campos e São Francisco Xavier, respectivamente, possuem 45 hotéis e 30 pousadas que juntos somam 7.400 leitos. Todo este potencial ajuda a alavancar a economia no setor de serviços ligados ou não diretamente ao turismo, de hotéis, bares, restaurantes a comércio, consumo em postos de combustíveis, lavanderias entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo