fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Polvos do Aquário de Ubatuba aprendem a abrir pote de alimento

O polvo (Octopus vulgaris) é considerado o mais inteligente dos invertebrados. (Foto: Divulgação/Aquário de Ubatuba)
O polvo (Octopus vulgaris) é considerado o mais inteligente dos invertebrados. (Foto: Divulgação/Aquário de Ubatuba)

Na natureza os animais tem que buscar comida, fugir de predadores, disputar parceiros para acasalamento, entre outros. Estas “tarefas” estimulam naturalmente o aprendizado e instinto. Com o intuito de que os animais em exposição não desenvolvam distúrbios de comportamentoe na tentativa de preservar seus hábitos, o Aquário de Ubatuba proporciona atividades de “enriquecimento ambiental”.

Essas atividades consistem em promover intervenções no recinto onde o animal está alojado, de forma a criar situações de estimuloque proporcionem bem estar psicológico e fisiológico, estimulem oscomportamentos exploratóriose forneçam condições para que os indivíduos possam apresentar um comportamento mais próximo ao natural, melhorando a qualidade de vida em cativeiro. Essas intervenções podem ser das mais variadas como uma alteração na dieta ou na forma de fornecê-la.

O polvo (Octopus vulgaris) é considerado o mais inteligente dos invertebrados. Estudos realizados através da observação destes animais em cativeiro demonstraram capacidade de memória e reconhecimento de cores. Isso ocorre devido à presença de macroneurônios que só aparecem nesta classe de molusco.

No Aquário de Ubatuba, em horários pré-determinados, os polvos são estimulados a se alimentarem, tendo que aprender a desrosquear a tampa de um pote de vidro para alcançarem seu alimento.

Estes curiosos animais aprendem, após algumas tentativas, a abrir o vidro para capturarem seu alimento vivo, o que pode ser observado pelos visitantes.

Site: www.aquariodeubatuba.com.br

Horário de Funcionamento: domingo à quinta-feira, das 10h às 20h. Sexta, sábado e feriados, das 10h às 23h.

Endereço: Rua Guarani, 859, Praia do Itaguá – Ubatuba/SP

Preços:R$ 20 Entrada Inteira

R$ 10 Meia Entrada (estudantes com carteirinha, idosos e professores da rede pública).

Crianças até 3 anos, acompanhada de um adulto pagante, são cortesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo