fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Orquestra Sinfônica de São José participa do “Concertos Matinais” na capital

A Orquestra se apresentará no projeto Concertos Matinais, com a obra “Lendas - Suíte Folclórica para Orquestra de Câmara”. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
A Orquestra se apresentará no projeto Concertos Matinais, com a obra “Lendas – Suíte Folclórica para Orquestra de Câmara”. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) estará no Projeto Concertos Matinais neste domingo (31), às 11h, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos – São Paulo), considerada uma das melhores do mundo. Este é o segundo ano que a OSSJC é convidada a participar do projeto.

No programa deste domingo (31), a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos apresentará a obra “Lendas – Suíte Folclórica para Orquestra de Câmara”, do compositor paulista Felipe Senna, vencedor do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri. A composição foi elaborada a pedido da direção da OSSJC para que mostrasse didaticamente os instrumentos da orquestra e apresentasse uma temática brasileira.

Na peça, cada movimento remete a uma lenda folclórica brasileira e apresenta um instrumento ou um naipe da orquestra em destaque. À medida que se envolve com o Saci, a Cuca, o Curupira, a Vitória Régia e a Mula-Sem-Cabeça o público vai se familiarizando com o mundo também mágico da orquestra. Uma das preocupações da encomenda foi possibilitar o uso de uma orquestra relativamente pequena de modo a permitir apresentação em escolas e outros locais onde não se dispõe de muito espaço para a montagem de um palco.

A segunda obra do concerto é outra estreia. Assim como Felipe Senna, a compositora Patrícia De Carli, foi vencedora do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri. Para a Orquestra de São José dos Campos, Patrícia criou uma obra com solo de saxofone, intitulada Nebulae, que explora texturas sonoras atonais, defasagens rítmicas e grandes espaços para a improvisação, a cargo do saxofonista Marcelo Coelho. O caráter improvisatório da peça se estende também à cadência em que o solista fará uso do MOD, um recurso eletrônico que transforma o som acústico do saxofone em diferentes timbres.

Para o maestro Marcello Stasi, a música contemporânea tem um papel importante para desempenhar a formação de novas plateias. Citando o Guia da Orquestra para Jovens de Benjamin Britten e Pedro e o Lobo como exemplos de obras do século 20 que se consagraram fazendo esta função, ele considera que há uma demanda por novas obras que saibam fazer isto e sobretudo que o façam trazendo elementos da nossa cultura.

O concerto encerra-se com a execução da Sinfonia Nº1, do compositor francês do período romântico Charles Gounod.

Os ingressos para o concerto estão disponíveis na bilheteria da Sala São Paulo, limitados a quatro por pessoa. A partir de cinco ingressos, será cobrado o valor de R$ 2 (por ingresso). Para mais informações entre em contato com a Bilheteria da Sala São Paulo pelo telefone (11) 3223-3966.

A série de Concertos Matinais é promovida pela Fundação OSESP desde 2008 e já possibilitou o acesso de milhares de pessoas às atividades realizadas na Sala São Paulo por meio de apresentações gratuitas nas manhãs de domingo. Dessa forma, o projeto se consolida como importante meio de divulgação da música clássica para um público cada vez maior e mais diversificado.

OSSJC

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos vem conquistando espaço e tem se destacado pelos projetos educacionais desenvolvidos por meio de um convênio com a Secretaria de Educação de São José dos Campos, que oferece aos professores da rede cursos na área de educação musical e aos alunos a aproximação com a Orquestra pelos Concertos Didáticos que vão até as escolas.

Este trabalho também se estende além dos limites do munícipio levando a orquestra a estabelecer-se por dois anos consecutivos como Orquestra Pedagógica Residente do maior festival de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Em 2013, a OSSJC trouxe pela primeira vez ao Brasil a obra The Composer is Dead do americano Nathaniel Stookey, baseada em texto de Lemony Snicket, que mistura de maneira instigante e cheia de humor o clima de mistério das histórias de detetive, com uma demonstração das características de cada um dos naipes da orquestra, considerados como suspeitos pelo assassinato do compositor.

A OSSJC foi criada em 2004 e, atualmente, é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora. Mai informações no site da OSSJC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo