fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Lendas e contos sobre borboletas são temas da 13ª Semana de Museus em São José

A programação envolve um grupo de 340 alunos de sete escolas da cidade. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
A programação envolve um grupo de 340 alunos de sete escolas da cidade. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

O Museu do Folclore de São José dos Campos e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura realizam a partir desta terça (19) até sexta-feira (22) a 13ª Semana de Museus, que tem como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’. As atividades serão no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

A programação envolve um grupo de 340 alunos de sete escolas do município (de 3 a 12 anos de idade) e terá como foco as borboletas, consideradas indicadores para monitoramento ambiental.

Estão previstas atividades como contação de histórias, dobradura, canto e passeio (todas relacionadas à borboleta), além de uma visita monitorada ao Borboletário Municipal Asas de Vidro.

Segundo a cientista social Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), “por meio de cantos, versos e manifestações a cultura popular contribui para preservar, louvar e proteger importantes elementos da natureza.”

A 13ª Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, em parceria com os museus brasileiros. O tema é escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

A coordenação em São José é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) para gestão do Museu do Folclore.

Escolas participantes

Terça-feira (19): EMEI José Madureira Lebrão (Jardim Mariana II) – 25 alunos (3 anos) e EMEI Professor Ladiel Benedito de Carvalho (Parque Interlagos) – 25 alunos (4 anos).

Quarta-feira (20): EMEI Maria Anita (Bosque dos Eucaliptos) – 25 alunos (4 anos) e Casa dos Pandavas Escola Aberta (São Dimas) – 15 alunos (7 a 12 anos).

Quinta-feira (21): EMEI Maria da Gloria Mariano Santos (Jardim Telespark) – 35 alunos (3 a 4 anos), EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto (Santana) – 30 alunos (7º ano) e EMEI Maria da Gloria Mariano Santos (Jardim Telespark) – 35 alunos (3 a 4 anos).

Sexta-feira (22): Legião da Boa Vontade – 150 alunos (6 a 12 anos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo