fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

1ª Igreja Evangélica Batista em Pinda Celebra 76 Anos

Durante o Mês de Maio de 2015, esta Igreja Batista completa seu 76º Aniversário de Organização, e para celebrar, foi elaborada uma programação que conta com uma série de eventos abertos a toda a população. (Foto: Divulgação)
Durante o Mês de Maio de 2015, esta Igreja Batista completa seu 76º Aniversário de Organização, e para celebrar, foi elaborada uma programação que conta com uma série de eventos abertos a toda a população. (Foto: Divulgação)

Organizada no dia 26 de Maio de 1939, e Filiada a Convenção Batista Brasileira (CBB), a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIEB Pindamonhangaba), atual denominação da Igreja Batista em Pindamonhangaba, é um trabalho pioneiro no Município e na Região do Vale do Paraíba, pregando o Evangelho de Jesus Cristo, com base na Bíblia Sagrada. Esta Igreja Batista é a Segunda Igreja Evangélica mais antiga do município de Pindamonhangaba–SP e a primeira Igreja Batista no Vale do Paraíba.

Durante o Mês de Maio de 2015, esta Igreja Batista completa seu 76º Aniversário de Organização, e para celebrar, foi elaborada uma programação que conta com uma série de eventos abertos a toda a população. As celebrações acontecerão nos dias 23 e 24 de Maio de 2015. Durante os eventos, estarão presentes o Pr. Valdo Romão (Diretor Executivo da Convenção Batista no Estado de São Paulo – CBESP), Pr. Vagno Geraldo (Pastor na Primeira Igreja Batista em Ubatuba) e Pr. Ésio Moreira (Pastor Titular da Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba), ministrando a Palavra de Deus, além da participação musical do Grupo Concerto.

UM LEGADO DE TEMOR E FÉ

Em 1937 o irmão Francisco Ferreira da Rocha (em memória), foi o instrumento de Deus para o início deste Trabalho Batista. Sendo ele membro da Igreja Batista da Liberdade, no Município de São Paulo–SP na época, alugou uma casa na Rua Frederico Machado, Nº 6, Centro, em Pindamonhangaba, cuja a sala deste imóvel era cedida para o funcionamento da então Congregação Batista em Pindamonhangaba.

A Congregação Batista foi organizada no dia 04 de abril de 1937, sendo administrada até o ano de 1939 pela Igreja Batista da Liberdade (São Paulo–SP), que enviava pregadores e seu Pastor Titular Erodice Fontes de Queiroz (em memória), o qual vinha uma vez por mês a nossa cidade.

Em 28 de Novembro de 1937, a então Congregação Batista em Pindamonhangaba se mudou para a Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, propriedade doada pelo Coronel Antonio Ernesto da Silva (em memória), que foi o seu primeiro pastor. Em 26 de Maio de 1939, foi organizada a Igreja Batista, tendo seus primeiros batismos por imersão realizados ainda no ano de 1938 no Ribeirão Água Preta.

Permanece como membro-fundadora a irmã Maria Leontina Juliano Cundari, hoje com 98 anos e um exemplo de perseverança e de fé.

No ano de 1946, a Igreja Batista construiu e Inaugurou seu Primeiro Templo, o qual foi projetado conforme as linhas arquitetônicas características de uma Igreja Batista da Década de 1940. Com o decorrer dos anos, ocorreram ampliações no templo e no terreno desta Igreja Batista, incluindo também a compra de propriedades vizinhas. O Templo Antigo desta Igreja Batista foi demolido na década de 1990, cedendo espaço para o novo templo, localizado até hoje no mesmo endereço.

Vários Pastores passaram pela Igreja Batista em Pindamonhangaba, dentre estes Pastores, destaca-se o Pr. Silas Rivelle (em memória), que trabalhou como Pastor Titular e Presidente da Igreja Batista em Pindamonhangaba entre os anos de 1974 a 1980, reerguendo toda a Igreja e prestando grandes ações na Obra de Deus que implicaram em um forte crescimento do trabalho Batista em Pindamonhangaba, além do Pr. Abner Cerqueira que permaneceu a frente do pastoreio por 33 longos anos.

Em Toda a Tua História, a Igreja Batista em Pindamonhangaba já organizou outras Igrejas Batistas no Município, como: Igreja Batista Ebenézer (Jardim Rezende); Primeira Igreja Batista em Moreira César; Igreja Batista no Crispim; Igreja Batista em Cidade Jardim, além da Primeira Igreja Batista em Guaratinguetá. Em diferentes épocas, a Igreja Batista em Pindamonhangaba sediou a organização de 3 (Três) Associações Batistas filiadas a Convenção Batista Brasileira (CBB) no Estado de São Paulo. No município de Pindamonhangaba–SP, existem atualmente 9 (nove) Igrejas Batistas organizadas e registradas na Convenção Batista Brasileira (CBB).

A Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba desde janeiro de 2015 tem como o seu pastor titular o Pr. Ésio Moreira da Silva que tem como expressão para sua vida e ministério o lema “Uma Igreja Viva, para um Deus Vivo”, trabalhando em prol da valorização da família e do resgate dos valores morais e éticos. O Pr. Ésio Moreira crê que a esperança, assim como a paz tão desejada por cada um de nós, reside em Deus, e que a proclamação do Evangelho é o instrumento transformador da sociedade, devendo a igreja estar inserida em seu contexto, sendo um braço estendido em seu socorro.

Diante dessa linda história, o desejo da Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba, é que a divulgação do Evangelho de Jesus Cristo aumente cada vez mais através do compromisso dos irmãos em Cristo e do trabalho cresça em nossa região.

A Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIEB Pindamonhangaba) está localizada na Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba–SP, onde o Pr. Ésio Moreira e seus membros terão o privilégio de receber a todos os munícipes e autoridades locais para essa grande celebração.

Somente ao Senhor Deus Adoramos, Louvamos e Exaltamos por Seu Grande Amor para Conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo