fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Veja a programação do 1º Festival Tropeiro do Vale do Paraíba

Comidas típicas serão destaque na festa em Pindamonhangaba. (Foto: divulgação/PMP)
Comidas típicas serão destaque na festa em Pindamonhangaba. (Foto: divulgação/PMP)

De 1 a 3 de maio, a Prefeitura de Pindamonhangaba realiza o 1º Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, na Fazenda Coruputuba. Com atrações culturais e gastronômicas, o festival visa incentivar o turismo rural, o resgate da cultura tropeira, gastronômica e cultural e a promoção do turismo local, com o envolvimento das comitivas da região do Vale do Paraíba.

publicidade

O festival começa na sexta-feira (1º), a partir das 18h30, quando será realizada a abertura oficial. Em seguida, a final do concurso Rainha dos Tropeiros, que conta com representantes de Pinda e cidades da região. A noite será encerrada com show da banda Rodeio. No sábado, as atrações começam ao meio-dia, com o almoço tropeiro, ao som de César & Banda. Na sequência, haverá show com Heron e Heitor, Congada de Pindamonhangaba, Roda de Viola, Show com Mont Bel e Daniel, encerrando a noite com show da Orquestra de Viola da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.

O domingo (3) começa com a cavalgada, saindo de dois locais: Hípica Vigilato, no Jardim Cristina, e Lazinho, em Moreira César. As cavalgadas se encontrarão na festa para a missa sertaneja com o Padre Gonçalves, tendo a participação especial da Banda Exalta Cristo e da cantora Fernanda Silva, da Canção Nova. Haverá, ainda, show com Trio Caipira, apresentação de Catira de Monteiro Lobato, Roda de Viola com as comitivas do Vale e, encerrando o Festival, show da Banda Orgulho Caipira, de Lagoinha.

Gastronomia e participação
Além da programação, o festival apresentará uma gastronomia típica variada, com alimentos como arroz tropeiro, arroz carreteiro, feijão tropeiro, churrasco fogo de chão, bife na chapa, quirera, bisteca de porco, torresmo, café tropeiro, bolo de fubá, paçoca, doces típicos, milho verde, pamonha e muito mais.

Diversas cidades da região confirmaram presença, tanto na parte gastronômica quanto na cavalgada, como Taubaté, Tremembé, Jambeiro, Piquete, Potim, Lagoinha, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Aparecida, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, entre outras cidades, muitas do Sul de Minas.

O Festival tem entrada gratuita e a Fazenda Coruputuba fica na Estrada Municipal Coruputuba, 1330, sentido Pinda / Moreira César (segunda entrada da fazenda).

Local está quase pronto para receber a festa. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Local está quase pronto para receber a festa. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Programação

01 de maio, sexta-feira
18h30 – Abertura oficial
19h – Concurso Rainha dos Tropeiros
21h – Show com Banda Rodeio

02 de maio, sábado
12h – Almoço tropeiro ao som de César & Banda
14h – Show com Heron e Heitor
15h – Congada de Pindamonhangaba
15h30 às 18h30 – Roda de Viola, com violeiros das Comitivas do Vale
18h30 – Show com Mont Bel e Daniel
21h – Show com Orquestra de Viola da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos

03 de maio, domingo
8h30 – Cavalgada – Saída da Hípica Vigilato (Av. Dr. Antonio Pinheiro Jr, 1300, Jardim Cristina) e Lazinho (Rua Jossei Toda, 838, Mantiqueira – Moreira César) com destino à Fazenda Coruputuba, Estrada Municipal Coruputuba, 1330, distrito de Moreira César
11h – Missa Sertaneja com Padre Gonçalves, com participação especial da Banda Exalta Cristo e Fernanda Silva
12h30 – Show com cantora sertaneja da Canção Nova, Fernanda Silva – Comitiva Sertão de Deus
13h30 – Show com o Trio Caipira (Yolanda do Zé Bé)
14h30 – Apresentação de Catira – União Lobatense, de Monteiro Lobato
15h30 às 16h30 – Roda de Viola, com violeiros das comitivas do Vale
16h – Show com Banda Orgulho Caipira, de Lagoinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo