fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Museu do Folclore realiza palestras com especialistas em cultura popular

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo será o local das palestras realizadas nos dias 6, 13 e 20, no auditório da, a partir das 19h30. (Foto: Charles de Moura)
A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo será o local das palestras realizadas nos dias 6, 13 e 20, no auditório da, a partir das 19h30. (Foto: Charles de Moura)

Um time de peso e especializado em cultura popular estará em São José dos Campos no mês de maio realizando três palestras para quem estuda e trabalha nesta área, tanto no município, quanto na região. Os encontros fazem parte do Projeto Dialogando com o Folclore, do Museu do Folclore de São José dos Campos, e têm como tema central o ‘Diálogo entre educadores: o folclore e a escola’.

publicidade

As palestras serão realizadas nos dias 6, 13 e 20, no auditório da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, a partir das 19h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 5 de maio, pela internet.

Para a palestra do dia 6 de maio, os interessados devem se inscrever AQUI

Os interessados na palestra do dia 13 devem fazer a inscrição AQUI

E para a palestra do dia 20 as inscrições podem ser realizadas AQUI

a palestra do dia 6 tem como tema “Museus como mediadores no estudo do folclore” e será feita por Lucia Yunes, coordenadora técnica do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e mestre em Educação pela PUC Rio.

No dia 13, o palestrante será o professor universitário, escritor, pesquisador e folclorista Gerardo M. Guimarães, que falará sobre as “Vivências do folclore no ambiente escolar”. Gerardo é autor dos livros Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (1990) e Pedra-de-raio – Uma superstição Universal (2004), da Coleção Cadernos de Folclore, publicados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

“Aluno, um pesquisador do folclore” é o tema da palestra do dia 20, que será ministrada pela professora de Cultura Popular na Faculdade Angel Vianna (RJ) e coordenadora de exposições de arte na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Cascia Frade. Ela é graduada em Música, pós-graduada em Folclore e Tradições Populares Brasileiras e doutora em Educação.

Todos os participantes receberão certificado de participação ao final de cada palestra. O pesquisador e historiador Fábio Bueno, responsável pelo Setor Educativo do Museu do Folclore, será o mediador nos três encontros.

Projeto

O Projeto Dialogando com o Folclore visa ampliar o conhecimento de professores, educadores e pesquisadores a respeito da cultura popular. A organização cabe ao Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore mediante convênio com a FCCR.

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo fica na Rua XV de Novembro, 99, Centro. Mais informações pelo telefone 3924-7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo