fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santa Casa de São José reduz tempo de espera de cirurgia pelo SUS

A resolução foi divulgada durante uma reunião realizada em março na Regional de Saúde de Taubaté. (Foto: Divulgação)
A resolução foi divulgada durante uma reunião realizada em março na Regional de Saúde de Taubaté. (Foto: Divulgação)

Desde 2010 a Santa Casa de São José dos Campos já realizou cerca de 380 cirurgias bariátricas em pacientes de diferentes cidades do Vale do Paraíba. O procedimento está disponível pelo SUS e, a partir deste ano, acontecerá de forma mais ágil.

A resolução foi divulgada durante uma reunião realizada em março na Regional de Saúde de Taubaté com a presença de representantes da Santa Casa de São José dos Campos e das Secretarias de Saúde dos municípios que integram a RMVale. Com a mudança, a Santa Casa de São José prepara-se para um aumento de 12 cirurgia bariátricas por mês para mais de 30 no mesmo período.

Além do encaminhamento direto, os exames que formam o pré-operatório, como hemograma, endoscopia e raio X, que anteriormente eram feitos em cada cidade, agora serão feitos na própria Santa Casa de São José dos Campos. Atualmente a Santa Casa tem 374 pacientes em processo pré-operatório, participando das diferentes fases que antecedem o programa.

Indicações da cirurgia bariátrica – Pelas normas do Ministério da Saúde, o procedimento é indicado pelo médico para adultos com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 35 kg/m² com risco à saúde e para adultos com IMC maior que 40 kg/m² quando esgotadas as possibilidades terapêuticas.

O departamento para cirurgias bariátricas da Santa Casa de São José dos Campos é formado por 18 profissionais das áreas de cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica, enfermagem, nutrição, psicologia, assistência social e fisioterapia. O hospital possui estrutura e equipamentos para todas as fases do procedimento bariátrico incluindo pré-operatório, internação, operatório e pós-operatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo