fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí sedia finais do concurso de canto lírico Maria Callas

Final do concurso Maria Callas de 2014. (Foto: Valter Pereira/PMJ)
Final do concurso Maria Callas de 2014. (Foto: Valter Pereira/PMJ)

Jacareí vai sediar entre os dias 29 de abril e 2 de maio as fases semifinal e final do 13º Concurso de Brasileiro de Canto Festival Maria Callas. Além de apresentação dos candidatos, o concurso tem a participação especial das sopranos Lada Kyssykova (Casaquistão) e Stefania Bonfadelli (Itália), que integra o júri.

A abertura oficial do Maria Callas foi no sábado (25), no Theatro São Pedro, na Capital Paulista, onde também foram realizadas as eliminatórias nos dias 26 e 27. A fase seminal será em 29 de abril, às 15h, e a final no dia 1º de maio, às 16h, no auditório da Câmara Municipal de Jacareí. Entrada gratuita.

O evento é uma iniciativa da Cia Ópera de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, e encerra a programação de aniversário dos 363 anos da cidade.

São 112 inscritos do Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai e Chile. De Jacareí, disputam o concurso o tenor Rodrigo Rangel, a soprano Mariana Magatto e o barítono Thomás Davi. Para o tenor e diretor da Cia Ópera, Paulo Abrão Esper, “este ano tivemos recorde absoluto de inscrições”.

Júri – Para compor o júri do concurso foram convidados, além da soprano Stefania, a diretora artística do Concurso Internacional de Canto Ottavio Ziino de Roma, Wally Santarcangelo, a soprano brasileira Dalva Esper Nader, o coordenador da Ópera de Tenerife, o espanhol Alejandro Abrante, e o holandês Hein Mulders, responsável pela Filamônica de Essen, na Alemanha.

Premiação – A premiação varia de R$ 1.000 a R$ 5.000 e inclui ainda a participação em quatro apresentações completas da ópera ‘Carmem’, de Georges Bizet, no Festival de Ópera de Manaus e na Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul.

O concurso

De abrangência latino-americana, o concurso foi criado em 1993 pela Cia Ópera São Paulo com o objetivo de abrir um novo espaço aos jovens cantores brasileiros. E já revelou importantes nomes no Brasil como Marcello Vannucci, Edna D’Oliveira, Eiko Senda, Taís Bandeira, Rodolfo Giugliani e muitos outros que já fazem parte das temporadas de ópera de Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, do Theatro São Pedro e Theatro Municipal de São Paulo.

A homenageada Maria Callas foi uma cantora lírica norte-americana de ascendência grega, considerada uma das mais renomadas e influentes cantoras de ópera do século 20. O seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas e estreladas por ela.

Recital marca o encerramento do Concurso

No dia 2 (sábado), às 20h, o Recital com os vencedores e a soprano do Casaquistão, Lada Kyssykova, marca o encerramento do concurso no EducaMais Jacareí – avenida Davi Lino, 595, Parque dos Príncipes. Os ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes do evento.

Lada Kyssykova estudou na Fundação Pergolesi e na Academia de canto Renata Tibaldi e Mario del Monaco, ambas na Itália. Desde 2003, quando iniciou sua carreira, já atuou em mais de 23 óperas, entre as quais La Traviata, Bodas de Fígaro, Carmem e Fausto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo