fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Homenagens a Mazzaropi seguem até o final do mês em Pinda

Exposição no Palacete 10 de Julho. (Foto: divulgação/PMP)
Exposição no Palacete 10 de Julho. (Foto: divulgação/PMP)

O evento “Mazzaropi em Cena” teve início na quarta-feira (1º), com a abertura das três exposições que estão homenageando o cineasta: no Palacete 10 de Julho, no saguão da Prefeitura e no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Mas as homenagens continuam até o final do mês, com uma programação recheada de atrações.

Toda a população está convidada a participar desse grande evento, que mantém vivos a história e o legado deixados por Mazzaropi para as novas gerações.

Palacete 10 de Julho
O Palacete 10 de Julho apresenta a exposição “Chico Frô, o Cinema de Coruputuba e Jeca Tatu”. Uma homenagem ao personagem de Augustinho Ribeiro, um retorno ao cinema de Coruputuba com peças originais. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

publicidade

Museu de Pinda
No Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina está sendo realizada a exposição “Os Caipiras”, com obras de artistas locais retratando a cultura caipira no Vale, por meio de cerâmica e objetos que mostram como era a vida do caipira. Visitação de terça a sábado, das 9 às 18 horas e domingos, das 13 às 18 horas.

Saguão da Prefeitura
O saguão da Prefeitura recebe a mostra “Mazzaropi”, com fotos de cenas de filmes. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Domingão Sertanejo Especial
Será realizado no Domingo de Páscoa (5), no Espaço Cultural Cardosão, localizado na praça do mercado, a partir das 9 horas. Violeiros, cantores e duplas sertanejas homenagearão Mazzaropi por meio de suas apresentações musicais.

Exibição de Filmes
Foram selecionados oito filmes de Amácio Mazzaropi para serem apresentados para a população em sessões de exibição no Museu (dia 10, às 14 horas e dias 11 e 12, às 15 horas) e no Palacete 10 de Julho (de 13 a 15 de abril, às 15h e 18h30, e dias 16 e 17, às 18h30). Entre os títulos, filmes como “Jecão… um fofoqueiro no céu”, “O Corintiano”, “Jeca contra o capeta”, e outros.

Bate-papo no Museu
No dia 10 de abril, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina receberá o professor mestre Luzimar Goulart Gouvêa, da Universidade de Taubaté, para um bate-papo com o tema “Identidade caipira: o habitante do Vale em Questão”. O encontro começa com a exibição do filme “O Lamparina”, às 14 horas.

II Festival de Esquetes
Com o tema “O Segredo do meu sucesso é falar a língua do meu povo”, o II Festival de Esquetes está com inscrições abertas até o dia 9 de abril. Regulamento e fichas de inscrição devem ser retirados no Departamento de Cultura, localizado no Palacete Tiradentes – Praça Barão do Rio Branco, 22, ao lado da igreja São José. Esquetes são pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas, podem ser apresentadas em grupos ou em forma de monólogos, com menos de dez minutos de duração.

Cantoria no Túmulo do Mazzaropi
A tradicional cantoria no túmulo de Amácio Mazzaropi, no Cemitério Municipal, não poderia ficar de fora das comemorações. Neste ano, será realizada no dia 12 de abril, das 9 horas ao meio-dia, com a participação de poetas e violeiros, que farão homenagens ao cineasta e aos seus filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo