fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Eleição da nova mesa diretora da CNBB será com voto eletrônico

Dom Raymundo Damasceno em Coletiva de Imprensa realizada hoje (14) sobre a Assembleia Geral dos Bispos 2015. (Foto: Matheus Andrade)
Dom Raymundo Damasceno em Coletiva de Imprensa realizada hoje (14) sobre a Assembleia Geral dos Bispos 2015. (Foto: Matheus Andrade)

Na manhã desta terça-feira (14), véspera da 53ª Assembleia Geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Cardeal Arcebispo de Aparecida e atual presidente do órgão encontrou-se com jornalistas para uma avaliação do trabalho da presidência no último quadriênio.

Na oportunidade, o atual presidente da CNBB anunciou que, em sistema inédito, os bispos escolherão a nova mesa diretora, além dos 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e 4 delegados da Conferência ao próximo Sínodo, através de voto eletrônico, semelhante ao sistema de votação das eleições para governantes no Brasil.

publicidade

“Cada bispo receberá uma espécie de título de eleitor em formato de cartão, com um número, que possibilitará a votação e facilitará a apuração dos votos”, explicou.

Segundo ele, todos os bispos podem votar e serem votados, com exceção dos eméritos, que têm direito ao voto mas não podem ser votados.

Cerca de 450 pessoas participam da Assembleia, entre bispos, assessores e representantes de organismos da CNBB.

Dom Damasceno faz avaliação do trabalho da CNBB durante os últimos 4 anos. Segundo ele, muitos foram os pontos positivos das ações desenvolvidas, em especial a visita do Papa Francisco a Aparecida, e a realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013.

O Cardeal ainda citou o trabalho desenvolvido nos Sínodos dos Bispos em 2012, cujo tema foi “Nova Evangelização para a transmissão da Fé”, e em 2014, com o tema “Vocação e Missão da Família”.

Dom Damasceno destacou as reflexões acerca dos temas das 4 últimas Campanhas da Fraternidade, e a ação junto à presidência da República, bem como com Ministros, onde foram tratados assuntos concernentes à Igreja e à sociedade.

“O próprio debate com os presidenciáveis em Aparecida, realizado em setembro de 2014 pela CNBB foi de muita importância. Os presidenciáveis reconheceram a necessidade deste diálogo com a sociedade, tanto que todos se fizeram presentes”, explicou. Dom Damasceno lembrou que, na ocasião, foi entregue a eles um documento reunindo propostas para reforma política, demonstrando a preocupação e atenção da Igreja com os acontecimentos políticos em andamento.

Ao final da coletiva, Dom Damasceno convidou os jornalistas a acompanharem as atividades da Assembleia dos Bispos e transmitir as informações deste momento importante para a Igreja Católica do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo