fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos de Caraguá recebem bicicletas do Programa Caminho da Escola

Esta é a segunda etapa da entrega das 590 bicicletas, que começaram a ser distribuídas no ano passado. (Foto: Luís Gava/PMC)
Esta é a segunda etapa da entrega das 590 bicicletas, que começaram a ser distribuídas no ano passado. (Foto: Luís Gava/PMC)

Vinte e nove alunos da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá), em Caraguatatuba, receberam na manhã de quarta-feira, dia 15, bicicletas do Programa Caminho da Escola. Esta é a segunda etapa da entrega das 590 bicicletas, que começaram a ser distribuídas no ano passado.

O Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ao proporcionar transporte diário e, com isso, acesso e a permanência dos estudantes nas escolas das redes municipal e estadual e da zona rural. Além disso, possibilita a prática de uma atividade saudável.

Estiveram presentes o vice-prefeito Antonio Carlos Junior, os vereadores Wenceslau de Souza Neto, o Lelau, e José Mendes de Souza Neto, o Neto Bota, secretários municipais, adjuntos e representantes de instituições da comunidade, pais e responsáveis.

O vice-prefeito disse que os veículos beneficiarão vários estudantes da rede municipal e agradeceu a parceria do vereador Lelau, que obteve por meio de emenda parlamentar junto ao então deputado federal, Carlos de Almeida, verba para aquisição das bicicletas.

A secretária de Educação, Roseli Morilla, disse que os alunos beneficiados chegarão à escola com mais alegria e disposição com o novo meio de transporte.

O aluno, Luan Augusto Teixeira dos Santos Lopes, 14 anos, do 9º ano, disse que mora no Canta Galo e que a nova bicicleta veio na hora certa. “O caminho da minha casa até a Martim de Sá é longo. A bicicleta vai facilitar muito minha vida”, afirmou.

Outra beneficiada, Isabele Sper, 11 anos, do 6º ano, disse ia para a escola de van. “Meus pais agora vão economizar e eu vou fazer diariamente uma atividade física que eu gosto”.

Programa – O governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Inmetro, oferece veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequados às condições de trafegabilidade das vias urbana e rural.

O município de Caraguatatuba obteve, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do FNDE, recursos para aquisição de 590 bicicletas escolares (aro 26) com capacetes e bombas de ar para manutenção dos pneus, que estão sendo cedidas aos estudantes da rede municipal.

A secretaria municipal de Educação em parceria com a secretaria de Trânsito promove palestras com agentes de trânsito para os alunos, dando informações de como utilizar o veículo com segurança, nas vias públicas.

Critérios – Recebem as bicicletas alunos que não possuem o veículo; residem a mais de 400 m da unidade escolar; autorizados por seus pais ou responsáveis a utilizarem esse meio de transporte; estiverem aptos na avaliação física e de saúde; que participem de estudos de recuperação no contraturno; de atividades de estudo, atividades extracurriculares culturais ou esportivas na própria unidade escolar ou em outros espaços públicos municipais, estaduais ou federais; e que forem beneficiários do Programa Bolsa Família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo