publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Etecs abrem inscrições para o Vestibulinho

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2015 começam nesta terça-feira, 14, e vão até 14 de maio. (Foto: Arquivo/PortalR3)
As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2015 começam nesta terça-feira, 14, e vão até 14 de maio. (Foto: Arquivo/PortalR3)

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2015 começam nesta terça-feira, 14, e vão até 14 de maio. O Vestibulinho oferece 53.716 vagas para o Ensino Técnico. O exame será no dia 14 de junho.

Do total de vagas oferecidas, 44.829 são destinadas a 212 Etecs e a 91 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.675 vagas oferecidas na modalidade semipresencial.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital são oferecidas 7.587 vagas para cursos técnicos em 103 escolas estaduais e 1.300 vagas em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Novidades

– Três cursos técnicos – Administração, Comércio e Secretariado – passam a ser oferecidos na modalidade on-line. No momento da inscrição o candidato deve escolher entre as 26 Etecs credenciadas como polos de educação a distância (EaD), para atender às demandas regionais no Estado. As unidades estão localizadas nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Assis, Atibaia, Barretos, Botucatu, Campinas (Etec Bento Quirino), Caraguatatuba, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ilha Solteira, Itararé, Jaú (Etec Prof. Urias Ferreira), Marília, Matão, Mococa (Etec Francisco Garcia), Mogi das Cruzes, Peruíbe, Presidente Prudente (Etec Prof. Adolpho Arruda Mello), Registro, São Paulo (Etecs Martin Luther King e Zona Sul), São Vicente, Sorocaba (Etec Rubens de Faria e Souza) e Taubaté.

– Oferta do curso técnico de Informática na modalidade semipresencial, nas Etecs Itararé, Itaquaquecetuba, Poá, Parque Belém (Capital) e Fernando Prestes (Sorocaba).

– Oferta do curso de especialização técnica de Composição e Arranjo, na Etec de Artes (Capital).

Especialização de nível médio

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Neste Vestibulinho, 260 vagas são destinadas aos seis cursos de especialização técnica: Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica, Composição e Arranjo, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiocomunicação.

Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Certificação de Competência

O atual processo seletivo também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para 10 cursos técnicos: Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Serviços Jurídicos.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao 1º módulo.

Inscrições

Para se inscrever a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pela internet vão de 14 de abril a 14 de maio – no último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato estará disponível no site para download.

No ato da inscrição, o candidato ao 1º módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo