fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté inicia restauro das obras do Mestre Justino

Esse processo de restauração da originalidade das obras deve durar 105 dias, levando em consideração as condições climáticas para cumprimento do prazo. (Foto: Divulgação/PMT)
Esse processo de restauração da originalidade das obras deve durar 105 dias, levando em consideração as condições climáticas para cumprimento do prazo. (Foto: Divulgação/PMT)

A prefeitura de Taubaté iniciou nesta segunda-feira, 16, a restauração das obras do Mestre Justino na cidade. As obras expostas no prédio do antigo Departamento de Educação, na praça 8 de maio, são as primeiras restauradas pela empresa responsável Silvia Regina Karps – ME.

publicidade

O restauro segue uma ordem e um cronograma de trabalho. Esse processo de restauração da originalidade das obras deve durar 105 dias, levando em consideração as condições climáticas para cumprimento do prazo. O investimento é de R$ 71 mil.

A empresa realizou um levantamento e um estudo bibliográfico das obras e utiliza dos sistemas construtivos, materiais para a recuperação, estética dos traços das obras e métodos interventivos conforme as normas do restauro.

Para a finalização das obras será aplicada uma camada de proteção de solução composta de materiais próprios designados à conservação das mesmas.

Silvia Regina Karps é especializada em Restauração e Conservação de Obras de Arte, Arte Sacra e Pinturas Parietais. É profissional há 18 anos na área e tem no currículo obras como: Centro Cultural Esplanada-OPUS, Imaginária no Museu de Arte Sacra de São José dos Campos – Fundação Cassiano Ricardo e a Catedral São Dimas – Casa Mãe da Diocese de São José dos Campos.

Seguem os locais com as obras pela cidade: Dec antigo (Praça 8 de maio), Antiga Câmara (Secretaria de Educação), Prédio DOP, Praça do Relógio, EAPC Maestro Fêgo Camargo, Área de Museus, Patrimônios e Arquivo Histórico, Sítio do Pica Amarelo, Prédio da Biblioteca Municipal do Parque Dr. Barbosa de Oliveira e Prédio do IBGE e a Escola Municipal Prof. José Ezequiel de Souza.

Mestre Justino
Foi um dos principais artistas da região. As suas artes impressionistas retratam as tradições culturais e os costumes do povo taubateano.

Ele nasceu em Redenção da Serra, no dia 15 de maio de 1932, e foi casado com Angelina Rabelo de Faria, com quem teve dois filhos.

Entre suas últimas obras, Mestre Justino deu início em 1994, aos murais da Escola Municipal Professor Ezequiel de Souza. Suas obras estão por toda a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo