fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu de Arte Sacra será reinaugurado em São José

“Arte Santeira” será a primeira exposição temporária, com presépios e imagens de santos criados pelo artista Magela Borbagatto. (Foto: Divulgação/PMSJC)
“Arte Santeira” será a primeira exposição temporária, com presépios e imagens de santos criados pelo artista Magela Borbagatto. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Museu de Arte Sacra de São José dos Campos (Travessa Chico Luiz 67 – Centro) será inaugurado nesta quinta-feira (12), às 19h, com um concerto do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica e a abertura da exposição “Arte Santeira”. A entrada é gratuita.

No repertório estão as peças Quartetto n°1 Op.41, de Robert Schumann, e Quarteto in C Major, de Haydn. O quarteto de cordas é formado pelos músicos Ana de Oliveira (violino I), Isaías Lopes (violino II), Bruno de Almeida (viola) e Gustavo Lessa (violoncelo).

“Arte Santeira” será a primeira exposição temporária, com presépios e imagens de santos criados pelo artista Magela Borbagatto, reconhecido como Mestre da Cultura Popular Brasileira pelo Ministério da Cultura.

Revitalização

O prédio da Capela Nossa Senhora Aparecida teve a arquitetura totalmente revitalizada, mas o projeto museológico original foi mantido. As obras tiveram início em outubro de 2014, tendo a consultoria da Gerência de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Foram feitas a reconstituição de alvenarias, o tratamento de acabamento, a recuperação da pintura geral e o paisagismo do jardim.

O Museu de Arte Sacra, instalado na Capela Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurado em 2007 e tem um acervo composto por imagens, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, entre várias outras peças datadas do século XVIII ao XX e confeccionadas por artistas do Vale do Paraíba e região.

A Capela Nossa Senhora Aparecida foi construída na fazenda que pertencia ao Coronel João Cursino e era usada como oratório particular da família dele por volta de 1908. Ela foi adquirida pela Prefeitura de São José dos Campos nos anos 80. Atualmente, é preservada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac).

O Museu de Arte Sacra ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; e nos sábados, das 8h às 12h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo